Você já se viu naquela situação complicada de mandar algo para alguém no WhatsApp e daí querer apagar a mensagem antes que a outra pessoa veja? É uma situação muito constrangedora, não é mesmo? Infelizmente, hoje o WhatsApp não oferece a possibilidade de deletar a mensagem antes da outra pessoa ver.
Mas isso está para mudar em breve.
Segundo a nova versão do WhatsApp, a versão 2.17.1.869 lançada para o iOS hoje, em breve será possível deletar ou alterar a mensagem enviada para um contato no aplicativo - mesmo se ele já tenha visto ou não a mensagem.
Quando você deleta a mensagem, você pode apagar mensagens recentes ou mesmo muito antigas. No lugar, aparecerá um texto diznedo que "o usuário revogou a mensagem". Além disso, se você enviar algum arquivo de mídia, tipo uma foto, vídeo ou áudio, também poderá deletá-los.
Ou seja: imagina que você envia uma foto íntima para um contato sem querer, querendo mandar para outro, é possível deletar o conteúdo a vontade. Além disso, o conteúdo é deletado também no aparelho do contato, o que significa que dá até para enviar conteúdos efêmeros que serão deletados quando você quiser.
Além disso, a nova atualização do WhatsApp permitirá editar o conteúdo enviado. Ou seja: imagine que você ia escrever algo como "Oi família" no grupo da sua família no WhatsApp, mas acabou escrevendo "oi falimia" sem querer. Vai dar para editar a mensagem enviada e consertar esse erro de digitação sem problemas.
Você só poderá fazer isso com as mensagens mais recentes, não podendo editar nada que foi enviado a muito tempo atrás, por exemplo. Ainda não foi revelado se haverá algum indicador de que a mensagem foi alterada pelo usuário, como há no Facebook por exemplo.
Por enquanto, esses recursos estão sendo testados pelos usuários do WhatsApp beta no iOS. Porém, em breve, o recurso chegará para os outros usuários do aplicativo, inclusive para aqueles que usam o aplicativo no Android.
E aí, o que você achou da novidade? Vai gostar de poder ter a segurança de deletar a mensagem antes que a outra pessoa veja? Conte pra gente nos comentários abaixo!