Humanos precisam se comunicar e, pensando nisso, nossa tecnologia de comunicação tem avançado a passos largos. Primeiro criamos a linguagem, depois a escrita, facilitamos a escrita, desenvolvemos o telefone, televisão, Internet, e-mail, SMS, até chegar no WhatsApp, nosso método atual mais barato e rápido de enviar uma mensagem entre duas pessoas - pelo menos entre os meios disponíveis para o público consumidor.
Porém, nem todo país gosta muito do WhatsApp. Na verdade, cerca de 12 países já baniram o uso do aplicativo, fazendo com que o WhatsApp seja o aplicativo mais banido do mundo.
O número é impressionante porque, segundo o estudo do FreedomHouse, apenas 24 países costumam proibir aplicativos (de um total de 65 investigados). Assim, metade deles acabaram proibindo o WhatsApp de ser baixado por seus usuários.
Dentre os aplicativos de comunicação, o segundo mais bloqueado de todos é o Facebook. A rede social foi banida em 8 países dos 65 da lista investigada pela instituição.
Em terceiro, um empate entre Twitter, Skype e Instagram, todos com 7 países banindo os aplicativos. O Youtube foi banido por 6 países, enquanto o Telegram foi banido por 4.
Além de banir o aplicativo do convívio dos usuários, alguns países ainda agiram para prender cidadãos em casos envolvendo esse aplicativo, como bandidos que possam ter utilizado uma comunicação via WhatsApp para planejar seus crimes, por exemplo.
Nesse caso, o Facebook é o grande líder de casos. Cerca de 27 países já responsabilizaram seus cidadãos criminalmente por atitudes no Facebook, fazendo com que seja o aplicativo mais visado pela Justiça para prevenir ou encontrar crimes.
Já na segunda posição vem o Youtube, com 12 países responsabilizando seus usuários criminalmente por atitudes ou conteúdos no aplicativo. Em terceiro vem o WhatsApp com 11 países, em quarto o Twitter com 9 países na lista, o Instagram em seguida com 3, o Telegram com 1 e, por fim, o Skype é o último da lista não tendo sido alvo de nenhuma investigação criminal por contuda no seu aplicativo.
E aí, surpreso com a posição do WhatsApp e de outros aplicativos nessa lista de banimentos e criminalizações pelo mundo? Você já teve algum problema com esses apps?