O WhatsApp revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam através de um celular. Depois do aplicativo, o uso de SMS caiu vertiginosamente (junto do lucro das operadoras). Agora o app pode fazer de novo com um novo recurso: videochamadas no WhatsApp.
O site espanhol OneWindows relata que alguns donos de smartphones Windows e que fazem parte do programa WhatsApp Beta já estão conseguiundo utilizar o recurso de videochamadas.
Segundo a publicação, a mudança não foi feita através de uma alteração ou atualização do aplicativo, mas sim pelos próprios servidores do WhatsApp.
Basicamente, ao tentar fazer uma chamada entre contatos (algo que já existe através do comando de chamada de voz), os usuários recebem duas opções: voz ou video.
Ao selecionar vídeo, inicia-se a videochamada entre ambos. Além disso, o recurso do WhatsApp ainda permitirá utilizar a câmera frontal e também a traseira, além de poder deixar o microfone mudo.
Para completar, o novo recurso ainda permite minimizar a tela da videochamada (mais ou menos quando se minimiza um vídeo do aplicativo do Youtube) e permite mover essa chamada por toda a sua tela.
Como deu para perceber, esse teste de videochamadas no WhatsApp é algo muito inicial, com apenas um grupo selecionado de pessoas (do programa WhatsApp Beta) e de um país específico (Espanha).
Ou seja: é só algo bem preliminar. Por isso, não sabemos direito quando o recurso de videochamadas no WhatsApp estará disponível para todos os usuários (ou se vai estar eventualmente).
É só olhar o caso do teste que o Facebook fez com as novas reactions. Primeiro a rede social escolheu alguns países para testar o recurso e introduziu para todos apenas meses depois, com uma gama menor de reações para cada post. Ou seja: o teste ajudou a reduzir funcionabilidade.
Talvez esse teste mostre para o WhatsApp que o aumento da quantidade de dados que passará pelos servidores do aplicativo não compensa a aplicação desse recurso novo.
Por isso, teremos de ficar ligados para saber mais novidades. Caso os testes sejam bem sucedidos, logo teremos novidades sobre isso. Quem sabe não ganhamos o recurso de videochamadas no WhatsApp no Natal?