Talvez você não esteja ciente disso, mas houve um ciberataque à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul.
A cerimônia aconteceu no dia 9 de fevereiro e esse ataque foi do tipo conhecido como "bandeira falsa", cujo objetivo é levantar o caos no momento.
Segundo a reportagem do Washington Post, que divulgou a informação obtida de oficiais de inteligência dos EUA, a ação teria sido perpetada pelos russos, em resposta ao banimento de atleta russos das Olimpíadas por parte do Comitê Olímpico Internacional, depois de uma série de casos e escândalos de doping atingir o país.
Ainda de acordo com a publicação, o plano dos russos era fazer parecer que os responsáveis pelo ataque eram da Coreia do Norte, que vive um momento de reaproximação diplomática com a Coreia do Sul.
Do outro lado, os diplomatas russos já tinham mencionado que essa declaração da imprensa americana surgiria.
O ministério de relações exteriores do país já tinha divulgado uma nota na época da abertura das Olimpíadas dizendo que a "mídia ocidental planeja pseudoinvestigações" para acusar os russos de serem os responsáveis por esse tipo de ataque.
Esse é apenas mais um capítulo da "guerra virtual" envolvendo países como a Rússia, EUA, Coréia do Sul e Coréia do Norte.
As agências de inteligência americanas, por exemplo, acusam os russos de interferência e ciberataques durante as eleições de 2016.
Os russos acusam os americanos de ataques similares e espionagem em todo o mundo, como os dados revelados por Edward Snowden comprovam.
Na península coreana, a Coreia do Norte é acusada de ser a responsável pelo famoso WannaCry, que capturou milhões de computadores pelo mundo e levantou muito dinheiro via Bitcoin.
No momento, a tensão entre os países parece altíssima, pelo menos no cenário de guerra virtual. As agências de inteligência de todos os lados trocam acusações e sanções diplomáticas e econômicas são estabelecidas por todos os lados.
Seja como for, o ataque à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno 2018 foi detectado e impedido antes de se tornar algo pior. E aí, o que achou da informação? Deixe seu comentário abaixo!