Hoje em dia, são comuns as notícias sobre celulares que estão carregando e acabam causando algum acidente, como explodir ou pegar fogo.
Infelizmente, algumas vezes esses acidentes acontecem com vítimas fatais.
Foi o que aconteceu em Tianguá, cidade do interior de Ceará, onde um adolescente de 16 anos faleceu após atender uma ligação com seu celular no carregador.
O aparelho estava na tomada enquanto carregava e recebeu uma chamada. O jovem foi atendê-la e, nesse momento, recebeu uma forte descarga elétrica. Apesar de ter socorrido ainda com vida, ele não resistiu e veio a óbito no hospital.
No momento, não foram reveladas mais informações sobre o caso, como o modelo ou marca do aparelho e nem se os cabos, carregador e outros componentes do dispositivo eram originais.
O caso lembra o de uma adolescente no Piauí, no começo desse ano, que faleceu ao colocar o telefone para carregar na tomada (ela recebeu uma descarga elétrica também).
Nessa ocasião, os familiares revelaram que não estava chovendo, mas havia alguns relâmpagos no céu.
Esses são apenas mais dois casos que reiteram a importância de se usar aparelhos e componentes originais.
Os carregadores falsificados, apesar de mais baratos, costumam vir com problemas sérios de isolamento da corrente elétrica usada para carregar a bateria do celular.
Claro que não se sabe se os carregadores em questão nos dois casos eram falsos (e muitas vezes os próprios consumidores não sabem dessa informação), mas os casos de acidentes são mais comuns em dispositivos desse tipo.
Por isso, é importantíssimo se cuidar ao manusear o seu aparelho celular e não atendê-lo quando ele estiver sendo carregado.
Sempre use carregadores, cabos e outros dispositivos originais, que têm as garantias de isolamento da corrente elétrica em condições de uso. Sem isso, sua vida e dos seus familiares pode estar em risco.
Para se ter uma noção do número de causos relacionados a problemas eletrônicos em celulares, por exemplo, em 2016 cerca de 43 mil pessoas entraram na Justiça americana por causa de acidentes e outros tipos de danos causados por causa de dispositivos elétricos que funcionaram de maneira errada. Isso apenas nos EUA e apenas em 2016, imagine no resto do mundo e em outros anos.
Por isso, é essencial se cuidar e tomar cuidado com seus aparelhos elétricos.