Desde a sua criação, o Facebook têm
acumulado escândalos e escândalos, ainda sim, a Rede social mais famosa do
mundo tem ganho a cada dia mais adeptos, segundo constam os dados da empresa, divulgados
no último trimestre de 2018, o crescimento anual tem girado em torno de 9%.
Ainda que uma boa parcela da abertura de novas contas se deve a usuários
relativos a empresas, objetos, eventos e até mesmo animais de estimação. O
número é peça chave para a manutenção da empresa, já que com o crescimento Mark
Zuckerberg e seus associados conseguem maiores contratos de publicidade segmentada
que por sua vez acabam se torando cifras no bolso do empresário.
Se por um lado, Zuckerberg brinda
pelos novos adeptos, do outro, precisa lidar com os conflitos diários, até
mesmo com outro gigante a Apple, segundo informações vazadas por próprios
funcionários do Facebook, Mark já havia proibido até mesmo a utilização de
smartphones da Apple entre os seus funcionários, os conflitos iniciaram após a
fabricante bloquear o aplicativo de pesquisa distribuído aos usuários do Facebook.
Recentemente, foi descoberto, que
o Facebook inclusive paga para alguns usuários para que a empresa tivesse
acesso irrestrito a todos os aparelhos destes, a quantia chega ser irrisórias
sendo 20 US$ mensais para usuários entre 13 a 35 anos.
A situação só tem agravado a
imagem da rede social, que em seus histórico de 15 anos acumula situações
embaraçosas como divulgação de dados de usuários, bugs de softwares, exposição
de fotos de quase 7 milhões de usuários.
Diante o cenário que pode afetar
a lucratividade da rede, que hoje chega a 61%, Zuckerberg tem dado palestras de
como será a postura da empresa em 2019, o magnata alega que o foco do Facebook
neste ano será voltado para questões sociais correlacionados com a internet, elevando
a seus usuários serviços e/ou produtos que facilitem e agregue valor à vida das
pessoas, uma atuação voltada para o bem estar da sociedade.
Caso os usuários continuem tendo
o Facebook como sua principal rede de relacionamentos, os valores de cifras da
empresa devem ter alta ainda maior, no quarto trimestre de 2018 o Face faturou
16,9 bilhões de dólares, o valor surpreendeu até mesmo a COO da empresa, Sheryl
Sandberg que tinha como estimava 16,3 bilhões, previstos pelos principais
consultores e analistas do mercado americano, isso acabou fazendo com que as
ações do Facebbook subissem 12% no mercado de bolsas. Situação que dá mostras
evidentes de que a Rede deve seguir em um crescimento latente.