Parece que os problemas da Google com a justiça não acabaram e ainda estão longe de terminar.
Depois de ser condenado por concorrência desleal ao usar o Android para mover as pessoas para o seu mecanismo de buscas, a Google agora é acusada de fazer algo parecido com outro produto: o YouTube.
Segundo acusações de usuários do Reddit, a Google sabota o potencial do YouTube em navegadores de outras empresas, para favorecer o uso do seu próprio navegador, o Chrome.
Segundo um dos usuários, o YouTube funciona até cinco vezes mais devagar em navegadores como o Edge ou o Firefox, de empresas rivais.
Chris Peterson, Gerente Técnico de Programa da Mozilla, desenvolvedora do Firefox, confirmou a informação e disse que a Google usa uma biblioteca customizada de JavaScript, chamada Polymer, que só funciona de forma otimizada no próprio Google Chrome.
Por causa disso, cada um segundo de carregamento no Chrome leva 5 segundos para ser carregado no Firefox (isso apenas no YouTube, é um código que está no site do YouTube).
Considerando o plano da Google de levar o Chrome a ser utilizado por 80% dos usuários até 2023 e a recente multa recebida de 5 bilhões de dólares da União Europeia, é possível que essa nova informação resulte em uma nova multa antitruste para a Google.
Isso porque esse tipo de tática pode ser vista como concorrência desleal, já que a empresa usaria o sucesso de um produto para empurrar outro, fazendo com que os concorrentes tenham desempenho ruim de propósito.
Se você usa o Firefox ou o Edge, pode corrigir esse problema de duas formas.
No Firefox, existe um addon que desativa a nova versão do YouTube que usa o Polymer e coloca a versão mais rápida, onde não havia essa "gambiarra" da Google em ação. Você pode baixar o addon aqui!
Já se você é usuário do Microsoft Edge, teria de usar um código especial no seu navegador para ter esse resultado.
Abra o YouTube e selecione o Modo de Desenvolvedor apertando o F12 na tela inicial do site.
Clique na aba Aplicações, em seguida em Cookies e depois em YouTube.com.
Quando aparecer uma tabela, procure pela coluna Nome e a Fileira PREF e então cole o seguinte na caixa de valores: al=en&f5=30030&f6=8;
Depois, dê Ok e recarregue a página do YouTube para ver a interface anterior e ter a velocidade normalizada.
E aí, o que achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!