Um dos grandes medos das pessoas na Internet hoje em dia é se os aplicativos de redes sociais ou do Google conseguem acessar seus microfones com o celular no modo de descanso, gravar suas conversas privadas com as pessoas e utilizar algoritmos para "ouvir" o que foi dito e tomar atitudes com base nisso.
Esse medo nasce de vários relatos de pessoas que dizem estar conversando com os amigos sobre coisas simples, como viagens ou carros e, de repente, começam a ver anúncios no Facebook dos destinos citados na conversa ou dos carros mencionados.
Nessa semana, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, participou de uma audiência nos EUA com deputados e senadores do país para prestar seu depoimento e oferecer informações sobre as denúncias de que a Cambridge Analytica, empresa de análise de dados e comportamento, teria acesso aos dados de 87 milhões de usuários do Facebook de maneira ilegal e teria usado essas informações para facilitar a eleição do presidente americano Donald Trump.
Foram feitas várias perguntas a Zuckerberg, partindo de vários espectros políticos diferentes e buscando informações de diferentes áreas de atuação da rede social, mas uma delas se destacou.
Ela foi feita pelo senador Gary Peters, do Partido Democrata, que perguntou o seguinte:
"Sim ou não: o Facebook usa o áudio obtido por dispositivos móveis para enriquecer a coleta de informações pessoais dos usuários?".
Ou seja: o Facebook grava conversas pessoais das pessoas e usa isso para anúncios ou qualquer outro fim?
Na resposta, o CEO desmente e afirma que isso é apenas uma teoria da conspiração:
"Senador, deixe-me esclarecer que isso é uma teoria da conspiração que chegou até nós, dizendo que usávamos microfones para fazer coletas de informações e depois usávamos esses dados para anúncios".
Depois ele explicou que é claro que o Facebook tem no seu servidor arquivos de áudios dos usuários, mas apenas porque as pessoas podem fazer vídeos e colocá-los na rede social (e esses vídeos possuem faixas de áudio que são armazenadas separadamente).
E aí, você acredita nisso ou acha que é mentira de Zuckerberg e que a rede social realmente usa o microfone do seu celular para melhorar sua plataforma de anúncios?