Uma polêmica de proporções devastadoras tomou o mundo da tecnologia de surpresa nessa semana.
O ex-CEO e fundador da empresa Cambridge Analytica veio a público com denúncias bombásticas, que revelam que o Facebook acobertou o roubo de informações particulares de mais de 50 milhões de usuários da rede social.
A Cambridge Analytica é uma empresa de consultoria que usa Big Data (alto volume de dados) para elaborar campanhas capazes de conversar em níveis particulares com as pessoas.
Seu modelo de negócio é prestar consultoria em anúncios para usar microtargeting e conseguir alterações de comportamento dos usuários.
A empresa ficou famosa ao prestar consultoria para dois grandes projetos políticos dos últimos anos: a campanha presidencial do republicano Donald Trump, que terminou com a eleição dele para o cargo de Presidente dos EUA, e a campanha pela separação do Reino Unido da União Europeia (também bem sucedida).
Agora, segundo as denúncias do seu fundador, a Cambridge Analytica teve acesso a informações de 50 milhões de usuários do Facebook de forma ilegal.
A história é a seguinte: a equipe que fundou a Cambridge Analytica criou um teste de personalidade no Facebook (daqueles que você vê diariamente, como "Como você seria se fosse do gênero oposto", por exemplo).
Para fazer esse teste, as pessoas tinham de dar acesso à empresa aos dados do seu perfil. Isso é legal e rotineiro no Facebook. A parte ilegal é que a empresa conseguiu acessar também as informações pessoais dos seus amigos que não realizaram o teste. No final, cerca de 320 mil pessoas fizeram o teste, mas mais de 50 milhões de usuários tiveram os dados cedidos a empresa (a vasta maioria de forma irregular).
Com base nos dados, a Cambridge Analytica desenvolveu modelos e algoritmos para determinar a personalidade das pessoas e saber como manipulá-las de maneira eficiente, emprestando seus serviços para campanhas políticas e marcas que desejem convencer as pessoas de certas ideias ou a comprar determinados produtos.
Agora, o Ministério Público Federal está investigando a Ponte Estratégia, parceria de negócios da Cambridge Analytica no Brasil, e tentando averiguar qual a influência da empresa no país.
Além disso, o Facebook divulgou uma nota oficial e um vídeo do seu criador, Mark Zuckerberg, se comprometando a garantir a integridade das eleições presidenciais desse ano (no Brasil e na Índia) e combater todas as empresas que coletam dados de forma ilegal na rede social.