A rivalidade entre Apple e Samsung está longe de se acalmar. Pelo contrário: a briga entre as duas empresas deve aumentar ainda mais nos próximos tempos, já que a Apple acabou de entrar com uma nova queixa contra a empresa coreana, pedindo cerca de $1 bilhão de dólares de indenização.
O caso é antigo e começou em 2012, com várias brigas jurídicas entre as duas empresas. Agora, em um julgamento recente, a Apple mostrou provas de que a Samsung teria infringido cinco patentes diferentes da Empresa da Maçã em seus produtos.
Por causa disso, a empresa fundada por Steve Jobs e hoje comandada por Tim Cook, alega que deveria receber o equivalente a todo o lucro obtido pela Samsung nesses aparelhos que usaram a tecnologia da Apple de forma irregular.
No caso, a Apple está falando do antigo Galaxy S, um aparelho que teria usado cinco tecnologias do iPhone 3GS (ou seja, a briga é antiga mesmo).
Na ocasião, a Samsung registrou $3,3 bilhões de lucro com o Galaxy S e, desse valor, registrou lucro de $1 bilhão de dólares. E é esse exato valor que a Apple pede agora.
Já a Samsung se defende e discorda da visão da empresa americana, claro.
A empresa argumenta que mesmo que alguns componentes dos seus celulares realmente feriram a propriedade intelectual da Apple, isso não justifica entregar todo o lucro para a Empresa da Maçã. O argumento é que foram apenas alguns componentes e não o celular inteiro, portanto, deveria ser apenas uma parte do lucro e não tudo.
O advogado da Samsung chegou a dizer em entrevista que a Apple "quer o lucro do celular inteiro, mas as patentes não cobrem o celular inteiro".
Com isso, a empresa sul-coreana quer se limitar a pagar apenas $28 milhões de dólares de indenização nesse caso.
O processo já vem correndo a bastante tempo. Em 2012, a Samsung perdeu e foi condenada a pagar $1,05 bilhão de dólares. Em 2013, a empresa recorreu e diminuiu a indenização para $548 milhões (pagos em 2015).
Agora, a Samsung volta a recorrer para diminuir o valor para $28 milhões, enquanto a Apple aproveita para tentar reverter a decisão para o $1 bilhão de dólares inicial.
A situação ainda deverá se alastrar bastante (afinal de contas, brigas jurídicas sempre se arrastam por bastante tempo). E aí, o que você acha que irá acontecer nessa situação?
A Apple realmente tem o direito de cobrar por 100% do lucro do celular ou a Samsung está certa em dizer que deve indenizar apenas parte do lucro? Qual a sua opinião sobre o caso?