Quando os usuários pensam em baixar os mais variados tipos de arquivos para o seu computador pela internet, um dos primeiros métodos que acabam vindo a mente dos usuários é o torrent, que funciona a partir do protocolo P2P, cuja principal característica acaba sendo o fato de que o arquivo em questão não fica concentrado em um único computador ou um único servidor.
Mas para que os usuários possam utilizar este protocolo para baixar qualquer tipo de arquivo utilizando o P2P é preciso ter um programa, como é o caso do uTorrent, que basicamente acabou se tornando uma grande referência. O software acabou se tornando muito conhecido pelos usuários especialmente pelo fato de apresentar um design interessante e moderno, que faz com que mesmo aquelas pessoas que não estejam tão familiarizadas com computadores e redes consigam baixar os arquivos.
Um outro diferencial deste programa quando comparado com os seus concorrentes é o fato dele trazer uma série de configurações que ajudam a utilizar o máximo da internet para baixar os arquivos, mas sem prejudicar os demais processos que dependem da rede.
Nas últimas versões do programa, o uTorrent acabou ganhando uma série de novas funcionalidades, tais como o leitor de RSS, que permite com que as pessoas acompanhem algumas atualizações de forma automática. O software também liberou a instalação de determinados aplicativos, que aumentam consideravelmente as funcionalidades do uTorrent.
Um dos recursos que é relativamente novo neste programa e pode ser muito interessante para as pessoas que deixam o computador baixando arquivos por torrent quando saem de casa é o acesso remoto. Os usuários podem saber exatamente qual a situação do download de um determinado filme, acessando um site. Depois disso, os usuários devem colocar o login e a senha que foram definidos no momento do cadastro.
Mas é importante lembrar que o controle remoto não está acionado quando o programa é instalado, ou seja, os usuários precisam habilitar esta opção antes de usar o recurso.
Caso os usuários estejam baixando um determinado arquivo para posteriormente ser transferido para um outro dispositivo isso também pode ser feito de uma forma mais simples e fácil com o protocolo de transferência de arquivos que pode ser encontrado no uTorrent. O software conta com uma série de opções de equipamentos e dispositivos que já estão configurados para uso, tais como ablets com Android, iPhone, iPod, iPod Touch, iPad, AppleTV, PlayStation 3, Xbox 360 e ainda outros equipamentos certificados pela BitTorrent.
Os usuários também poderão aumentar consideravelmente a quantidade de funcionalidades do uTorrent é a central de aplicativos. Os usuários que estão acostumados com dispositivos móveis, tias como smartphones ou tablets de sistemas como Andorid ou iOS já sabem como funciona.
Basta acessar a central de aplicações e conferir todas as opções de aplicativos que estão disponíveis, sendo que para instalar as extensões basta clicar no botão de + que pode ser encontrado no canto inferior de cada ícone. Na central também é possível encontrar uma breve descrição de cada extensão.