Bittorrent é um dos programas mais utilizados do mundo pelos usuários eu desejam baixar os mais variados tipos de arquivos para o seu computador utilizando a tecnologia chamada P2P (Peer-to-Peer). Este protocolo basicamente cria uma grande rede conectando computadores dos usuários de forma direta, evitando assim hospedar os arquivos em um único servidor, o que torna o trabalho de tirar os mesmos do ar muito mais simples.
A tecnologia funciona basicamente como a cola desta rede, sendo que os arquivos ficam espalhados pelos computadores de todo mundo que possui este arquivo. Mas este tipo de protocolo também fragmenta os arquivos em pequenos pedaços, e quando os usuários começam a fazer o download, na verdade ele está baixando diversos pedacinhos de arquivo de diversos computadores diferentes.
O Bittorrent funciona um gerenciador de downloads deste tipo de arquivo. Um dos principais diferenciais quando comparado com os mesmos programas do mesmo segmento é a velocidade com que o download é feito, e também a conexão que é bastante robusta, não caindo o tempo inteiro.
O programa é relativamente simples de ser utilizado, mas ele não é recomendado para as pessoas que não tenham um conhecimento mínimo de informática e de internet, especialmente para conseguir diferenciar o que pode e o que não pode ser um tipo de vírus. Isso porque os usuários terão que pesquisar, na web, arquivos que permitem com que este download seja feito.
Existem diversos tipos de sites especializados em torrentes, mas grande maioria deles são estrangeiros. Além disso, muitos deles contam com uma série de propagandas, que podem acabar fazendo com que as pessoas instalem coisas que não gostariam, como as barras de navegador, que alteram diversas opções de configuração destes programas sem que os usuários queiram.
Mas o Bittorrent também oferece uma busca interna, que permite com que os usuários encontrem os arquivos para baixar. Neste caso, ele é enviado para outros sites que estejam disponibilizando este arquivo. Ele não precisa ser baixado, já que eles contam com uma opção chamada Magnet Link, que permite com que ele seja automaticamente aberto no torrente.
O Bittorrent também oferece, na sua versão mais recente, uma série de aplicativos muito interessantes, que ajudam as pessoas que estão baixando arquivos. É o caso do Torrent Tweet, que mescla o programa com sua conta no Twitter, informando seus contatos sempre que estiver baixando alguma coisa nova.