QUem entra na Internet há mais de 10 anos, conhece um nome que dificilmente será esquecido>: o Yahoo. A empresa é uma das mais antigas na Internet, mais antiga que o Google ou o Facebook, mas agora está prestes a acabar.
O processo de venda da Yahoo para a Verizon está perto de ser concluído e, para tal, a empresa passará por uma mudança enorme que pode, de certa maneira, significar o seu próprio fim.
Segundo um documento oficial divulgado pela própria Yahoo, a empresa perderá uma série de executivos da sua equipe de liderança. A CEO Marissa Mayer, por exemplo, deixará o cargo na empresa, ao lado de nomas como Richard Hill, David Filo, Eddy Hartenstein, Maynard Web e Jane Shaw, todos membros do conselho de diretores da empresa.
Além disso, a Yahoo deixará de ser a Yahoo - seu nome atual será Altaba a partir de agora.
A Yahoo será Altaba?
A Verizon, empresa que adquiriu a Yahoo por alguns bilhões, decidiu que vai pegar todo o conglomerado adquirido da empresa e vai dividir em duas empresas diferentes. A parte "internética" da Yahoo, os blogs, a parte de notícias, esportes, e-mails e o próprio buscador responsável pela fama da Yahoo, serão todos incorporados na Verizon e, apesar da marca continuar viva, serão todos pertencentes diretamente à Verizon.
Já o restante da empresa, o que inclui uma série de serviços disponíveis apenas no Japão e que atuam no leste asiático, serão repassados para serem comandados pela chinesa Alibaba, que resolveu então nomear o serviço de Altaba.
Portanto, a empresa Yahoo em si acabou, mas deixou para trás uma série de serviços e patentes. Esse conteúdo internético será da Verizon e eles provavelmente deixarão a marca Yahoo ativa, para lucrar com ela. Além disso, esses executivos que deixaram a Yahoo podem provavelmente acabar trabalhando na Verizon de qualquer forma.
Porém, os outros serviços serão remanejados para outra empresa e deixarão de ser Yahoo. Assim, a empresa mais antiga da Internet morre aos poucos e se torna algo diferente, encerrando um ciclo de negócios online e iniciando outro. O que será que vem por aí?