Houve uma época, há muito tempo, onde a Microsoft era a dona do navegador mais popular do mundo: o Internet Explorer. Com o surgimento de outros navegadores, a empresa americana perdeu esse domínio, mas agora que recuperá-lo com o seu Windows 10.
O novo sistema operacional da Microsoft trouxe também um novo navegador da empresa, o Microsoft Edge.
O navegador é a tentativa da empresa de lutar no mercado de navegadores e derrotar os dois gigantes do setor: o Google Chrome e o Firefox.
Porém, a empresa agora está apelando para táticas de guerrilha em termos de publicidade.
A Microsoft aproveitou que a maioria das pessoas que acessa a Internet possui um computador com o Windows e o utiliza para poder fazer propaganda negativa dos navegadores rivais.
O usuário illCodeYouABrain, do Reddit, descobriu que quando o usuário abre o Firefox ou o Chrome ao utilizar o Windows 10, a Microsoft envia uma mensagem negativa sobre o navegador e a sugestão para utilizar o Edge no lugar.
Por exemplo, o usuário mostrou a mensagem que ele recebeu quando abriu o Firefox. Uma telinha abriu no seu computador dizendo que o Firefox não era seguro e que o Microsoft Edge bloqueava 21% mais malwares de engenharia social que o navegador rival.
Há algum tempo atrás, surgiu a notícia de que a Microsoft fazia o mesmo tipo de "boicote" com o Google Chrome, avisando os usuários de que o Chrome consumia mais a bateria do notebook do que o Edge, que era um navegador mais econômico.
A verdade é que a batalha dos navegadores parece que vai esquentar mais nos próximos meses.
A Google percebeu que o seu Chrome realmente tem alguns problemas graves de energia, como o consumo altíssimo de RAM e de bateria de alimentação do computador.
Por isso, uma versão "econômica" do Chrome está sendo produzida e deverá ser lançada ainda esse ano.
A Firefox também tem seus próprios problemas com as acusações de insegurança e de baixa velocidade do navegador.
Por fim, chegamos à questão mais ética disso tudo. É certo a Microsoft utilizar-se do Windows 10 para boicotar os navegadores de empresas rivais?
Segundo a própria Microsoft, essas dicas foram criadas para poder "oferecer às pessoas informações rápidas para melhorar a experiência do Windows 10". Porém, curiosamente, essas dicas só aparecem para tirar o público de navegadores rivais e colocar nos produtos da própria Microsoft, o que nada mais é do que pura publicidade.
Para desativar esse tipo de dicas, basta abrir o Configurações e entrar em Sistema. Depois, clicar em Notificações e ações e desativar a opção Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows 10.
O que você acha disso tudo? Usar o Windows 10 para boicotar navegadores rivais é algo anti-ético ou pode tudo no mundo da tecnologia e da competição?