Quem é mais antigo na Internet e no uso dos computadores, deve lembrar do Winamp, um software que tocava arquivos em MP3.
Há alguns bons anos atrás (talvez 14 ou mais anos), o player era o mais popular tocador de músicas no computador, especialmente numa época em que o download de músicas na Internet ficou mais popular por causa da banda larga.
Depois de mais de 10 ano sem nenhum tipo de correção, patch ou algum novo recurso, o Winamp agora está de volta segundo um colunista do Tech Crunch.
De acordo com a matéria da imprensa internacional, a comunidade de usuários do Winamp sempre lança uma atualização ou outra, com novas skins e tudo mais, mas num ritmo muito baixo e amador.
Porém, agora, o CEO da Radionomy, empresa que comprou o Winamp da América Online em 2014, anunciou que a empresa está trabalhando em um retorno do Winamp com tudo em 2019.
De acordo com a publicação, o Winamp deixará de ser "apenas" um player de arquivos MP3 e passará a ter serviços de streaming e também um agregador de podcsts.
Segundo Alexandre Saboundjian, CEO da Radionomy, "você poderá ouvir os arquivos MP3 que tem em casa, mas também poderá consumir músicas na nuvem, podcasts e estações de rádio via streaming".
Ele também afirmou que há a possibilidade de criar playlists de streaming no novo Winamp, por exemplo.
Ainda não está claro como o Winamp fará tudo isso, se integrará serviços como o Spotify e o Deezer em sua interface, ou se montará uma alternativa de streaming como esses serviços, passando a cobrar pelo uso do seu aplicativo.
Ainda existe a possibilidade do streaming ficar reduzido a serviços alternativos e gratuitos como o SoundCloud, por exemplo.
Seja como for, a Radionomy afirmou que ainda existem cerca de 100 milhões de usuários ativos no Winamp todos os meses, o que significa que há uma base grande para receber essa novidade que será lançada no mercado ano que vem.
Quem gosta de música, receberá uma nova alternativa (ou seria uma velha alternativa?) para ouvir suas canções no ano que vem.
E aí, o que achou da novidade? Deixe sua opinião em um comentário abaixo!