Aquilo que muitos esperavam aconteceu: o WhatsApp lançou uma versão do seu aplicativo para pequenas e médias empresas que desejam fazer negócios através do mensageiro.
O novo aplicativo, chamado de WhatsApp Business, permite que empresas possam criar seus perfis profissionais e entrar em contato com possíveis clientes através do WhatsApp.
Uma das principais razões para esse novo aplicativo é organizar melhor a situação de pequenos e médios empresários que usam o WhatsApp para fazer negócios.
Além de evitar a estranheza de conversas comerciais no mensageiro, o perfil profissional dá mais liberdade para os empresários que não precisam mais evitar compartilhar coisas legais nos seus perfis pessoais ou no Status do WhatsApp.
Além disso, o WhatsApp Business trará alguns recursos específicos para as pequenas e médias empresas.
O perfil empresarial permitirá uma espécie de "respostas pré-programadas" para perguntas frequentes, evitando que o empresário precise digitar sempre a mesma coisa.
Por exemplo, imagine que você é dono de uma pizzaria e sempre precisa digitar o cardápio inteiro para os interessados. É possível programar mensagens com o cardápio, mensagens de agradecimento ou mesmo promoções para diversos clientes e poupar tempo e esforço.
Além disso, os perfis empresariais terão acesso a estatísticas que comprovarão o índice de leitura de mensagens e ainda poderão usar o WhatsApp Web normalmente.
Para os usuários, essa novidade também é útil, já que permite que eles saibam que estão se comunicando com uma empresa e não com um estranho ou golpista. Além disso, o WhatsApp tem o objetivo de começar a autenticar contas para dar mais confiança no recurso.
Considerando que cerca de 80% de todos os pequenos negócios do Brasil usam o mensageiro para se comunicar com os clientes, essa novidade deverá se espalhar feito fogo em palha por aqui. Porém, o download do WhatsApp Business só está disponível para a Indonésia, Itália, Reino Unido, México e Estados Unidos no momento.
O aplicativo chegará em mais destinos nas próximas semanas, então fique de olho na PlayStore e na App Store para saber quando poderá usar esse aplicativo na sua empresa.
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!