Nós já comentamos a possibilidade de baixar filmes da Netflix por aqui e parece que, agora, a própria empresa já está mencionando essa possibilidade publicamente.
O diretor de conteúdo da empresa, Ted Sarandos, comentou em entrevista à CNBC que a empresa estuda a ideia de oferecer filmes para downloads dentro do seu leque de serviços.
A justificativa de Sarandos é simples: agora que a Netflix se expandiu e chegou a mais de 200 países no mundo todo, o serviço da empresa tem esbarrado em um problema: a Internet de má qualidade.
Assim, usuários de países como o Brasil, mas também a Índia, África do Sul e outros territórios menos desenvolvidos não possuem conexão boa o suficiente para assistir seus filmes ou séries em qualquer lugar ou com uma qualidade alta.
"Agora que estamos em mais países, percebemos que eles possuem diferentes níveis de velocidades de banda larga e acesso Wi-Fi. Nesses lugares, eles desenvolveram uma cultura do download por causa das suas necessidades. Nesses territórios emergentes, é mais interessante oferecer a opção do download. No mundo mais desenvolvido, nossa tese de funcionar apenas por streaming se mantém verdadeira, mas quando vamos chegando em territórios subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, precisamos pensar em alternativas para que as pessoas possam usar a Netflix mais facilmente", disse o executivo.
Como deu para ver, a ideia de baixar filmes da Netflix ainda é uma possibilidade que está sendo analisada pelo serviço de streaming e, provavelmente, estará disponível no futuro apenas e para países com Internet ruim.
Aqui no Brasil deveremos ter esse recurso já que a nossa Internet é uma das piores do mundo segundo um estudo da própria Netflix.
Mas como o download será permitido? Para começar, é teorizado que a Netflix use um sistema parecido com o do Spotify. No aplicativo de streaming de músicas, os usuários podem baixar as canções para ouvir quando estiverem desconectados, usando o próprio aplicativo da Spotify.
Para combater a pirataria, o aplicativo encripta os arquivos com um código que somente ele consegue abrir.
O rumor é que a Netflix usaria algo parecido e permitiria que os usuários baixassem filmes que somente o aplicativo da Netflix fosse capaz de abrir.
Além disso, não sabemos ainda que tipo de conteúdo seria disponibilizado para download, já que a maioria dos filmes e séries na Netflix precisariam ser renegociados com suas produtoras. Portanto, dá pra imaginar que num primeiro momento, somente as produções exclusivas da Netflix estariam disponíveis.