Nas últimas semanas, o Brasil viu como uma greve pode afetar o seu sistema de abastecimento de combustível. Por uma semana, gasolina e álcool viraram itens raríssimos em postos no país inteiro e foi complicado abastecer o carro para usar.
Para os poucos brasileiros donos de carros elétricos, nada mudou. O dia a dia continuou igual, já que os veículos são abastecidos na tomada, sem a necessidade de aguardar filas intermináveis nos postos.
Porém, não é todo mundo que pode comprar um veículo desses. Com preços acima dos 100 mil reais, esses carros são itens de luxo e inacessíveis para a maioria dos brasileiros, já que são importados para o nosso país. Mas isso está prestes a mudar.
A Electro Motors anunciou na última quarta-feira, dia 13 de junho, que começou a fabricar veículos elétricos no Brasil, em Goiás.
A empresa anunciou que seu primeiro lançamento está marcado para o próximo dia 20 de junho e será uma motocicleta elétrica.
A moto será o primeiro dos 4 modelos que a empresa tem a intenção de colocar no país em circulação ainda esse ano, na sua primeira fase de implementação da marca no Brasil.
A sua fábrica fica localizada em Goianésia, em Goiás, e serão 4 motos, mais duas scooters e duas bicicletas elétricas nesse primeiro estágio.
A tecnologia desses veículos veio de uma empresa chinesa, a Zotye Motors.
Por enquanto não há uma previsão para qual modelo será o primeiro a ser lançado no país, mas existem duas alternativas no catálogo da empresa no momento: a Sport Power e a Comet.
A Sport Power é uma moto esportiva com velocidade máxima de 80 quilômetros por hora e uma autonomia de 90 quilômetros por carga, ideal para andar nas cidades.
Já a Comet é uma scooter parecida com a Honda Biz, autonomia de 80 quilômetros por carga e velocidade máxima de 70 quilômetros por hora, também indicada para ambientes urbanos.
Não se sabe ainda qual será o preço dos veículos ou modelo de distribuição das motos pelo Brasil (serão por concessionárias ou algum outro modelo?), mas a ideia é que o mercado de veículos elétricos comece a ser impulsionado no Brasil com essa novidade.
Em 2019, a empresa espera poder lançar seus primeiros carros e utilitários, sendo um furgão laranja seu primeiro protótipo para essa segunda fase.
E aí, ansioso pela chegada dos veículos elétricos ao país?