Você possui uma conta na Netflix, LinkedIn, MySpace, Pastebin, Bitcoin, Minecraft, Last.FM e outros sites do tipo? Se sim, então é possível que você queira trocar a sua senha imediatamente.
Pesquisadores da 4iQ, uma empresa de segurança digital, descobriram uma enorme base de dados coletiva localizada na dark web com cerca de 1,4 bilhões de logins de senhas dos mais variados serviços disponibilizados online.
Segundo os pesquisadores, é relativamente fácil encontrar essa enorme base de dados na própria dark web ou em sites de compartilhamento de torrentes.
O arquivo é bem organizado e dividido em ordem alfabética, contendo nomes de usuários, emails e senhas de mais de 1,4 bilhões de pessoas.
É tudo muito bem organizado em diretórios, para que nenhum dado ou informação seja perdida e os hackers possam acessá-la com facilidade.
O criminoso responsável por essa base de dados não se identificou, mas deixou o link para uma carteira de Bitcoin, dizendo que aceita doações de quem quiser pagar por esse conteúdo, apesar dele ser disponibilizado gratuitamente.
O arquivo total, com todas as 1,4 bilhões de senhas, possui mais de 41 GB e teve sua última atualização em novembro desse ano. Por isso, se você tiver um login e senha em um dos serviços citados, talvez queira atualizar as suas informações.
Provavelmente esses dados não foram coletados de uma vez, mas sim através de anos e anos de vazamentos sistemáticos e golpes de phishing por anos. É quase como uma coletânea de tudo que já foi vazado na Internet em termos de senhas e logins.
Esse vazamento é cerca de duas vezes maior do que o antigo maior vazamento de dados já registrado, que tinha cerca de 797 milhões de senhas divulgadas na Internet.
Até o momento, não se sabe qual hacker é o responsável por divulgar essa informação online e nem exatamente como ele conseguiu adquirir tantos dados assim. O máximo que se pode saber dele é a sua carteira de Bitcoin, embora seja praticamente impossível rastrear alguém através desse mecanismo.
No momento, o mais indicado é trocar as suas senhas para ficar em segurança.
E aí, o que achou da notícia? Deixe seu comentário abaixo!