Na E3 desse ano, o maior evento de games do mundo, tanto a Microsoft como a Sony admitiram que já pensam na próxima geração de consoles.
No momento, a geração liderada por PS4 e Xbox One começou em 2013 e a perspectiva é que dure até 2020, 2021, quando os novos video-games serão lançados.
Considerando que estamos há 2, 3 anos desse prazo, as duas empresas já começam a trabalhar nos protótipos desses novos consoles para dar tempo de preparar tudo certinho.
No momento, o projeto de desenvolvimento do novo Xbox se chama Scarlett e já começaram a vazar os primeiros detalhes do projeto.
Segundo o site Thurrott, a ideia por trás do projeto é desenvolver uma família de aparelhos que trabalhem juntos para o jogador.
Serão dois consoles iniciais: um deles sendo o "esperado", uma máquina mais poderosa do que a geração atual, com melhorias de hardware e capacidade de jogo.
Já o outro seria uma máquina mais simples, voltada para o serviço de cloud gaming da Microsoft. A ideia seria usar esse console mais simples para jogar por streaming online.
Esse aparelho mais simples teria um hardware capaz de poucas atividades, como processar o input de controle (a tecla que o jogador aperta no controle), processara imagem e detectar colisão. Assim, ele seria muito barato e poderia dar maior abrangência de mercado para a Microsoft.
Para a Microsoft, essa versão barata seria importante porque a empresa não lucra muito com seus consoles, mas sim com seus serviços agregados, como a Live, Gamepass e os jogos.
Portanto, com consoles mais baratos, a empresa chegaria a mais pessoas que assinariam esses serviços, aumentando seu lucro sem precisar vender consoles mais caros.
Para aprimorar o trabalho desse console, a Microsoft rodaria parte dos jogos localmente e a outra parte, uma maior quantidade de dados, via streaming em seus servidores.
A empresa usaria um serviço de integração e sincronização com os seus servidores pelo mundo, para garantir menos latência e uma melhor qualidade de jogo.
Para completar, os jogos que forem disponíveis para o "console principal" do projeto Scarlett, também estarão disponíveis para esse console mais simples.
O que achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!