Você já ouviu a expressão "empresa unicórnio"? Quando uma start-up chega ao valor de mercado de 1 bilhão de dólares, ou seja, quando uma empresa com um único produto chega a esse incrível valor de mercado, recebe o nome de "unicórnio".
A Microsoft está prestes a bater um recorde incrível e obrigar o mercado financeiro a criar um novo termo pois a empresa está muito perto de alcançar o valor de mercado de $1 trilhão de dólares, algo como R$ 3,33 trilhões em conversão direta.
Quem deu a notícia foi a firma de investimentos Morgan Stanley, que enviou uma nota ao seus investidores sobre essa possibilidade.
De acordo com a empresa, o interesse da Microsoft em serviços de nuvem está valorizando as ações da companhia, o que é positivo para seus investidores.
Segundo um dos analistas da empresa, as ações da Microsoft podem subir de $110 dólares cada para $130 dólares cada. Esse aumento (que parece pouco por ação, mas é significativo - são 18% a mais em cada ação) pode elevar a companhia a ter um valor de mercado de incríveis $1 trilhão de dólares.
No momento, a companhia registra um valor de mercado de $722 bilhões de dólares, algo como R$2,404 trilhões.
No momento, existem três grandes empresas de tecnologia brigando para chegar ao valor de mercado de $1 trilhão de dólares: a Apple, a Google e a Microsoft.
A Apple tentou recentemente com o seu iPhone X, mas o dispositivo não foi tão bem sucedido assim e não gerou o dinheiro esperado (e nem o aumento nas ações que a Empresa da Maçã previa).
A Google vem testando novidades e novos serviços, tentando aprimorar o seu sistema de publicidade para se sobrepor ao Facebook (que falha no momento nesse setor) e talvez tenha uma chance de valorização se resolver o problema das fake news pelo mundo.
Já a Microsoft parece ter o caminho mais fácil para chegar ao $1 trilhão. A empresa deverá conseguir esses 18% de valorização em breve se manter o seu interesse no crescimento do setor de nuvem pública pelo mundo e aumentar a margem de lucro dos acionistas, segundo análise do relatório da Morgan Stanley.
Isso, porém, ainda deverá demorar um pouco. A adoção da nuvem pública, segundo o relatório, deverá crescer de 21% hoje para 44% em três anos, gerando a valorização necessária para a Microsoft chegar ao $1 trilhão.
E aí, qual empresa de tecnologia chegará a esse grande valor na sua opinião?