O Facebook anunciou hoje um novo recurso que promete mexer com o dia a dia dos seus usuários e mudar radicalmente o mercado de delivery e de compras pela Internet. A nova função anunciada pela rede social vai permitir que usuários peçam comida ou comprem ingressos pelo Facebook.
O novo recurso será instalado nas páginas de empresas na rede social. Ou seja, marcas como o McDonald’s ou Subway, bem como empresas de cinema como o Cinemark ou a PlayArte, poderão começar a vender seus produtos na rede com mais facilidade.
Ao entrar na página de uma dessas empresas, o usuário vai notar um novo botão em destaque, permitindo que seu pedido seja feito. Todo o recurso vai funcionar como a grande maioria dos serviços ou aplicativos de delivery de comida ou compra de ingressos do mundo, com a confirmação vindo no Inbox do usuário ou no Messenger dele.
Além de lanches, comidas e ingressos de cinema (ou outros eventos), o Facebook também permitirá que esse recurso seja utilizado para uma enorme gama de outros serviços comerciais, como cortes de cabelo, sessões de terapia ou massagem, atendimentos médicos e até mesmo pedidos de orçamentos.
Ou seja: a ideia do Facebook é se colocar como um dos centros da vida digital dos usuários, abrangendo todas as suas necessidades e conectando empresas e consumidores, como uma grande plataforma de conteúdo e negócios.
Vale lembrar que cerca de 650 milhões de pessoas já usam a função de Eventos do Facebook, mas precisam comprar ingressos e afins em outros sites. Esse novo recurso deverá tirar esse impedimento e fazer com que mais negócios sejam firmados no próprio Facebook.
Outra metade da novidade anunciada hoje pelo Facebook serão as recomendações dos usuários. Além de comprar comida, ingressos e outros serviços, os usuários da rede social poderão recomendar estabelecimentos e profissionais na rede.
Por exemplo, imagine que você vai numa lanchonete muito boa e quer indicar para seus amigos, é só clicar num botão na rede social e deixar que todos seus contatos saibam da qualidade daquele lugar.
Esse recurso também deverá adicionar uma nova dinâmica para as empresas prestadoras de serviço conectadas na rede social.
Por enquanto, ambos os resursos só estão disponíveis nos EUA.