Ninguém sabe dizer qual o primeiro robô da hisstória - até porque ninguém consegue definir o que é um robô antigo com muita clareza.
Porém, contudo e todavia, Eric, um robô criado em 1928 no Reino Unido, é um dos grandes candidatos ao lugar de Primeiro Robô da História.
Eric foi criado apenas 7 anos depois do termo "robot" ter sido cunhado pelo escritor tcheco Karel Capek.
Porém, com o avançar do tempo, ninguém sabe muito bem onde Eric foi parar. Provavelmente acabou sendo desmontado ou vendido pelo seu criador e acabou se perdendo no tempo.
Agora, o Museu de Ciência de Londres decidiu reconstruir Eric para compor a sua mais nova exposição, que conta com a história da evolução dos robôs humanoides por mais de 500 anos.
Poir é, 500 anos!
Eric não possui muitas funções e nem faz coisas muito legais para a nossa época. Basicamente, ele apenas levanta, senta, mexe os braços e fala algumas frases. Porém, em 1928, isso era tão incrível que ele era chamado de "um homem quase perfeito".
Para poder reconstruir o robô, o Museu de Ciência de Londres foi atrás dos descentendes dos inventores Captain Richards e A.H. Refell para obter ajudar e acabou conseguindo materiais de referência que ajudaram a recriar Eric com a maior fidelidade possível.
Além disso, o museu foi até o Kickstarter para obter financiamento para a tarefa e pediu 35 mil libras para reconstruir Eric - acabou ganhando mais de 50 mil libras.
Você também pode ouvir uma mensagem de Eric, divulgada pelo Museu:
A exposição com Eric, o robô, estará disponível no Museu de Ciência de Londres entre os dias 20 de outubro e 30 de novembro.
Depois disso, ele será a estrala da exposição Robôs que começará apenas em fevereiro do ano que vem e vai durar até setembro de 2017.
O preço para vê-lo na exposição será de 15 libras por adulto e a exposição contará com mais de 100 robôs criados pela humanidade.
Eric estará estático na maior parte do tempo enquanto estiver em exibição, mas vai fazer uma pequena performance todas as quartas-feiras, às 12:15. Se você tiver o interesse de vê-lo em ação, tente agendar sua visita para esse horário.