A Robogames 2018, maior competição mundial de robótica atual, acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril desse ano. E o Brasil promete fazer bonito!
A equipe Uai!rrior de Robótica, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, irá representar o nosso país mais uma vez na competição e defender o título mundial de robótica.
No ano passado, a equipe enviou o robô General, de 54,4 quilos, que derrotou todos os oponentes da competição e trouxe para o Brasil o título de campeão mundial da categoria pesos médios do combate robótico. Agora, a equipe tentará o bicampeonato com o mesmo General, nessa Olimpíada dos Robôs.
São mais de 30 países que enviam competidores para participar da Robogames, em diversas categorias de disputa.
A mais famosa é o combate de robôs, onde o General levou o cinturão da categoria peso médio. Porém, existem outras categorias como o futebol de robôs e outros jogos e disputas.
No combate de robôs, a estrutura lembra bastante uma disputa de MMA, como o UFC por exemplo. Os robôs são colocados em uma arena e devem se enfrentar com altíssimo poder destrutivo e grande resistência. A arena e blindada para que nada atinja os expectadores e o objetivo dos competidores é aniquilar o oponente em um round de três minutos.
A Uai!rrior tem dois robôs que lutarão na competição. Além do já citado General, a equipe colocará o Ricota, de 1,4 quilos, para lutar e tentar vencer a sua categoria (no ano passado, o Ricote ficou em terceiro lugar no mundial).
Além da competição de luta de robôs, a equipe brasileira enviará o trio Cálculos Hockey Team para a competição de "Hockey de Robôs", numa disputa de cerca de 10 minutos e cujo objetivo é fazer mais gols que a equipe adversária.
Nessa categoria, a Cálculos Hockey Team é heptacampeã nacional e tricampeã mundial.
É muito legal ver os estudantes de tecnologia no Brasil fazendo bonito lá fora nas principais competições internacionais do planeta. Além do prestígio, essas competições ajudam a aprofundar o estudo nessas áreas e a conquistar ganhos para a economia e sociedade dos países que disputam.