Lembra que a Tesla anunciou há muito tempo que iria fabricar telhas que funcionariam como pontos de captura de energia solar? Pois bem, finalmente o processo teve início.
Inicialmente, a previsão da empresa era de iniciar os trabalhos para a produção desses telhados em meados de 2017. Porém, a empresa adiou a produção por 6 meses para poder realizar mais testes e ajeitar as telhas para que elas funcionassem da melhor forma possível.
Agora que as telhas estão em produção, os Solar Roof (telhados solares, em tradução livre) começarão a ser instalados nos EUA nos próximos meses.
Os clientes que compraram as telhas em pré-venda, em maio do ano passado, tiveram de pagar cerca de $1 dólares em média para realizar o trabalho em suas casas.
O valor, segundo a Tesla, é inferior ao das telhas tradicionais. De acordo com a empresa, as telas solares custarão cerca de $21,85 dólares por metro quadrado, cerca de $2,65 dólares a menos do que a mesma metragem da telha mais comum dos EUA. Em conversão monetária, o preço seria de quase R$ 70 por metro quadrado.
O projeto da Tesla mistura telhas solares com aquelas normais, sem capacidade de produzir energia. A razão disso é simples: nem todas as telhas precisam dessa capacidade. Isso vai depender da necessidade de energia que a casa precisa para funcionar.
O valor máximo de telhas solares é de 70% de todo o projeto, mas esse valor deve ser mais do que o necessário para uma residência padrão.
As telhas, segundo a própria Tesla, são 3 vezes mais resistentes do que telhas comuns e, para provar isso, a empresa oferece garantía vitalícia para as telhas. A garantia de potência de geração de energia e de proteção contra intempéries é de 30 anos.
Ao todo, são quatro tipos de telhas para as casas: a texturizada (preta com riscos), a suave (apenas preta), a tuscan (ao estilo tradicional que vemos nas casas por aí, mas só disponível no fim do ano) e tipo xisto (estilo pedra, também só disponível no fim do ano).
Além da capacidade de produzir energia, as telhas vem com uma bateria doméstica, o Powerall, que pode estocar energia e funcionar como um gerador em situações de emergência.
Ainda não há previsão para essas telhas estarem disponíveis em outros países.