Um medo comum da civilização ocidental começou a se tornar realidade recentemente: a imprensa internacional divulgou que terroristas do Estado Islâmico começaram a utilizar drones domésticos para poder lançar suas bombas e realizar seus ataques.
Segundo informa o Engadget, os noticiários iraquianos divulgaram que o Estado Islâmico começou a aplicar drones comerciais - desses que você vê em lojas de tecnologias ou eletrodomésticos - para transformá-los em bombardeiros improvisados. O time de mecânicos do Estado Islâmico modifica os dispositivos comprados em qualquer loja para que eles não só possam carregar bombas, mas também soltá-las quando receberem um comando por smartphone, permitindo que eles possam carregar granadas e outros explosivos até alvos bem específicos e então detoná-los remotamente.
Essa tática não é exatamente nova, já que o próprio Estado Islâmico tinha utilizado veículos não-tripulados com explosivos em suas ações bem recentemente. Foi justamente daí que surgiu o medo que eles evoluíssem para os drones. Além disso, os EUA e outros países ocidentais já aplicam o uso de drones militares em suas ações de guerra há algum tempo, então drones sendo utilizados para guerra também não é muita novidade.
O que chama mais atenção é o fato do Estado Islâmico ser capaz de transformar simples quadricópteros, desses que podem ser adquiridos no Brasil por cerca de R$ 90 reais, em máquinas de guerra capazes de destruir casas, carros e muitas vidas.
Por enquanto, o Estado Islâmico tem utilizado esses equipamentos para detonar bombas nos seus alvos, mas a inteligência militar ocidental teme que os terroristas possam aplicar o mesmo recurso para utilizar armas químicas nos seus alvos.
A notícia positiva é que o contra-ataque já está sendo desenvolvido também. A polícia iraquiana e as forças de segurança do Iraque possuem ferramentas capazes de combater os drones do Estado Islâmico, incluindo uma pistola que utiliza ondas invisíveis para poder derrubar e interceptar os equipamentos dos terroristas. Segundo afirma a imprensa iraquiana, dezenas de unidades do Estado Islâmico já foram derrubadas.
Não restam dúvidas de que a tecnologia é uma ferramenta que é tão boa ou tão maligna como quem a utiliza. Os drones são ferramentas incríveis que permitiram acesso da Humanidade em regiões complicadas, facilitaram o uso de mapeamento, entregas de itens e diversos outros tipos de serviços. Porém, essa ferramenta agora é usada para tirar vidas.