Lembra das suas aulas de Química na escola, onde você teve de aprender o funcionamento da tabela periódica e aprender os elementos que estavam ali? É hora de voltar aos livros porque 4 novos elementos foram inseridos na tabela.
A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) anunciou a entrada oficial de mais quatro elementos pesados para serem incluídos na tabela que conhecemos.
Esses quatro elementos foram sintetizados pela humanidade entre os anos de 2002 e 2010, porém só foram oficialmente reconhecidos pela entidade em dezembro de 2015.
Nesse ano que se passou, os cientistas que foram os responsáveis por cada um enviaram para a IUPAC sugestões de nomes para os novos elementos, que foram analisados, pensados e finalmente aceitos pela instituição.
Esses quatro elementos demoraram para serem descobertos pela humanidade porque possuem átomos muito pesados e instáveis. Por causa disso, eles têm a tendência a cair em átomos menores e estáveis, tornando assim difícil a detecção deles.
Os novos elementos possuem como identificação os números 113, 115, 117 e 118, que serão seus números atômicos, com base no número de prótons em seu núcleo.
O elemento de número 113 se chamará Nihonium, o que deverá ser aportuguesado como Nihonio por aqui. Seu nome é derivado da palavra Nihon, que significa Japão em japonês, já que o elemento foi descoberto por químicos japoneses. Seu símbolo será o Nh.
Já o elemento de número 115 terá como símbolo o Mc e será conhecido como Moscovium (provavelmente Moscóvio em português). Ele foi descoberto por uma equipe mista de cientistas russos e americanos, com seu nome sendo dado em homenagem a Moscou, capital da Rússia.
A mesma equipe descobriu o elemento de número atômico 117, o Tennessine (talvez Tenessina ou Tenessine mesmo em português). Seu símbolo será o Ts e seu nome é uma homenagem ao estadp dp Tennessee, nos EUA.
Por fim, o elemento de número 118, o mais pesado da tabela períodica, será chamado de Oganesson (algo como Oganécio ou Oganessom em português) e seu nome é uma homenagem ao químico russo Yuri Oganessian, conhecido como "caçador de elementos". O símbolo será o Og.