Você deve saber que o nosso tempo na Terra está contado. Em alguns bilhões de anos, o Sol vai começar a expandir suas camadas externas, se tornar uma estrela vermelha e praticamente "engolir" tudo no nosso sistema solar até Marte. Porém, o físico Stephen Hawking acredita que a Humanidade precisará abandonar o planeta muito antes disso.
Durante um evento na Oxford Union, o físico (responsável por uma das mentes mais incríveis do planeta na atualidade) revelou que a Humanidade dificilmente sobreviverá se não conseguir deixar a Terra nos próximos mil anos.
"O fato que nós, humanos, que somos partículas meramente fundamentais na natureza, pudemos chegar tão perto de compreender as leis do nosso Universo é certamente um triunfo. [Atualmente] é um tempo glorioso para estar vivo e realizar pesquisas em física teórica. Talvez, um dia, sejamos capazes de usar as ondas gravitacionais para olhar diretamente no coração do Big Bang. Mas precisamos ir para o espaço para o futuro da humanidade. Eu não acho que vamos sobreviver mais mil anos sem escapar e ir além do nosso planeta frágil", disse o cientista.
Ainda segundo Hawkings, os próximos 100 anos da humanidade serão essenciais para determinar a longevidade da nossa espécie, já que serão os anos que vão determinar quão alto conseguiremos voar no espaço. Por exemplo, ele diz que não teremos colônias em Marte antes de prazo.
Vale lembrar que essas previsões estão mais ou menos de acordo com o que os grandes especialistas espaciais acreditam. A NASA, por exemplo, vai fazer a primeira viagem tripulada a Marte nos próximos anos, provavelmente a partir da década de 2020.
A partir daí, teremos um longo período de planejamento e mais testes para conseguir desenvolver com sucesso uma colônia em Marte. Mais importante seria entender o planeta e suas possibilidades, enquanto se trabalha nas condições passíveis de vida em uma colônia.
Se formos bem sucedidos em colonizar Marte, a humanidade poderá dar um grande salto já que o planeta pode ser potencialmente rico em combustíveis para lançarmos novos foguetes e expedições rumo a outros planetas do sistema solar e, potencialmente, da galáxia.
O que você acha de tudo isso? Qual o limite para a exploração humana no espaço?