O dia 6 de fevereiro entrou para a História daqueles aficcionados pela conquista do espaço pela Humanidade.
A SpaceX, empresa fundada por Elon Musk (CEO da Tesla e outras marcas), finalmente realizou o primeiro lançamento do seu Falcon Heavy, o maior foguete já criado pelo ser humano.
O lançamento aconteceu na base de lançamentos da NASA em Florida, composto por dois grandes propulsores laterais e um mais central, ainda mais poderoso.
Uma das grandes novidades desse formato de lançamento é que os propulsores laterais são inteligentes, capazes de retornar e pousar na Terra com segurança, sem dificuldades, sendo reutilizáveis.
Inclusive, foi exatamente isso que aconteceu no processo, com os dois propulsores laterais retornando em segurança para o solo automaticamente. Já o propulsor central caiu no mar e registrou um pequeno defeito: só um dos seus três motores pôde reacender, o que impediu que ele retornasse ao solo normalmente como os outros.
Pouco depois do lançamento, o Falcon Heavy conseguiu ultrapassar a incrível velocidade de 10 mil quilômetros por hora, utilizando 27 motores a combustão para isso.
Considerando se tratar de um teste, o foguete não levava nada de "importante", como um satélite ou alguma carga científica. Porém, para marcar a data, a empresa colocou um Tesla Roadster, um carro, que pertencia ao próprio Elon Musk dentro do foguete.
Na posição do motorista, um manequim foi colocado, vestido o traje espacial oficial da SpaceX, para mostrar a resistência e capacidade do traje.
Além disso, o carro tem no seu rádio a música Space Oddity, de David Bowie, tocando infinitamente, mesmo que o som não possa ser propagado no espaço. Para completar as brincadeiras, existe um mini Roadster com um mini motorista no carro e uma placa que diz "Feito na Terra por humanos".
O teste feito hoje serviu para provar que o Falcon Heavy consegue levar grandes cargas para o espaço, mas também permite que a empresa possa reutilizar seus foguetes. O bichão consegue levar até 70 toneladas para o espaço.
Como os foguetes podem ser reutilizados, a ideia é ue a SpaceX possa cobrar cerca de 90 milhões de dólares por lançamento do Falcon Heavy, facilitando o envio de itens ao espaço. Governos podem se juntar, por exemplo, para enviar comida para a estação espacial ou lançar satélites em conjunto com mais facilidade.
Para quem ficou curioso com o projeto, existe um vídeo fazendo um live streaming permanente do carro na órbita de Marte no espaço, por onde ele ficará indefinidamente.