As empresas e canais de TV a cabo sofrem com um problema sério chamado Netflix. Com uma mensalidade média de 23 reais, a Netflix oferece centenas e centenas de opções de filmes e séries, incluindo materiais originais que só estão presentes ali. A situação é tão impactante que até mesmo a pirataria diminuiu nos países em que a Netflix começou a operar.
Agora as empresas nacionais começam a apostar em medidas do mercado para tentar disputar contra a Netflix. Como, por exemplo, lançar uma "Netflix brasileira".
A empresa Simba Content, especializada na negociação dos direitos de transmissão de programas da TV aberta (incluindo a Record, SBT e RedeTV!) com as operadoras de televisão paga, está estudando a possibilidade de lançar um serviço rival da Netflix no Brasil, a informação é do Sem Intervalo, blog do Estadão.
Segundo o blog, o projeto é chamado internamente de "Netflix brasileiro" e reuniria o conteúdo da Record, SBT e RedeTV!, além de filmes e séries negociados a partir para enriquecer o catálogo do serviço da Simba.
A Simba, aliás, chegou a negociar com a própria Netflix para poder exibir parte do seu conteúdo original na televisão aberta, provavelmente no SBT, Record ou RedeTV!, mas o rpojeto não deu certo e não saiu do papel.
Por enquanto ainda não há nenhuma informação mais sólida sobre esse projeto. Afinal, a Simba está envolvida atualmente em negociações com as operadoras de TV por assinatura. Esse processo está se arrastando por confusões pessoais entre os envolvidos e chegou até mesmo a tirar os canais analógicos do ar em várias regiões do país recentemente.
Caso decida mesmo criar uma Netflix brasileira, a Simba precisaria de um investimento inicial em infra-estrutura para colocar o projeto no ar. Serão necessários servidores, apoio técnico, software, programadores e marketing para tirar o projeto do papel.
Ainda assim, a rentabilidade de uma Netflix brasileira é uma incógnita. A maioria dos conteúdos já estão disponíveis na TV aberta sem custos, então o grande atrativo seria a possibilidade de rever ou controlar a exibição desse material – e talvez esse incentivo não seja o suficiente para mais uma mensalidade de 20 e tantos reais.
O que você acha dessa ideia de uma Netfllix Brasileira? Conte pra gente nos comentários abaixo!