Toda empresa que investe meses em desenvolvimento de algum produto, espera que ele sirva para trazer satisfação aos clientes e, claro, fidelizá-los em sua marca.
A lógica é simples: um cliente satisfeito é um cliente que retornará e recomendará a marca para seus amigos. Assim, quanto mais satisfeito, maior a chance da empresa aumentar seu faturamento no futuro.
A Apple é uma das empresas que mais se preocupa com pesquisa de satisfação dos clientes. A empresa sempre faz levantamentos próprios e contrata outras empresas para tal.
Infelizmente, parece que dessa vez a companhia recebeu o resultado de uma pesquisa que não foi tão boa como imaginado.
A American Customer Satisfaction Index, um dos mais importantes órgãos relacionados aos consumidores nos EUA, fez um levantamento com os donos de vários smartphones nos EUA para tentar entender o nível de satisfação deles com seus aparelhos. Infelizmente para a Apple, o iPhone X decepcionou.
O novo smartphone da Empresa da Maça teve uma aprovação de 80%. O número é alto, mas desaponta se levarmos em consideração que o iPhone 7 Plus teve aprovação de 85% e o iPhone 8 tem aprovação de 83%.
Ou seja: o iPhone X perde para o iPhone 7 Plus e para o iPhone 8 em termos de satisfação, quando tecnicamente deveria ficar acima dos dois, já que tem tecnologias mais modernas e recursos que a Apple passou anos desenvolvendo.
A situação piora quando levamos em consideração que o iPhone X empatou com vários outros iPhones, como o 5s, 6s, 6s Plus, 7 e SE.
Um dos problemas do iPhone X segundo a pesquisa é o seu custo-benefício. Os consumidores parecem concordar que o smartphone é muito bom e traz grandes recursos, mas iainda não estão convencidos de que o valor gasto pelo celular vale todos os recursos que ele possui. Vale lembrar que o iPhone X é o smartphone mais caro do mundo, custando $999 dólares nos EUA.
A pesquisa ainda abrangeu celulares de outras marcas. O Galaxy S8+ e o S8 aparecem na segunda e terceira posições respectivamente (com aprovações de 84 e 83%).
O LG G4 é o sexto melhor, com aprovação de 82%.
O Galaxy Note 5, Galaxy S6, Galaxy St e Galaxy S7 Edge também ficaram acima do iPhone X com 81% de aprovação.
Como deu para ver, a pesquisa mostra que a aprovação do iPhone X não foi muito boa nos EUA. O celular ficou atrás dos seus principais rivais e até mesmo de modelos antigos da sua própria marca.
Talvez seja sinal de que a Apple precisará melhorar muito na nova versão do iPhone que será lançada esse ano.