A Samsung é a maior empresa produtora de celulares do mundo. Vende mais que a Apple, por exemplo.
Ao mesmo tempo, a China é o maior mercado de smartphones e tablets do planeta. Maior que os EUA, por exemplo.
Ainda assim, de alguma forma incrível, a Samsung tem apenas 1% do mercado chinês sob seu controle.
A empresa sul-coreana não está mal das pernas, pelo contrário. A Samsung bateu recordes de lucro no primeiro trimeste desse ano e vem vendendo muito bem, com o seu setor de peças tecnológicas (semicondutores, telas OLED e afins) impulsionando o alto lucro da empresa.
Porém, o sucesso não se reproduz na China.
Em 2015, a empresa tinha cerca de 20% do mercado chinês de smartphones. Antes tinha até mais.
Porém, em 2017 a empresa já ficou com apenas 2%. Em 2018, 0,8%.
Qual a razão disso? A Samsung parou de vender bem na China por quê? Os chineses passaram a odiar as novas versões dos celulares Samsung?
Nada disso: a indústria chinesa em ascensão é que causou essa queda brusca.
Para começo de conversa, as empresas chinesas não precisam de componentes internos da Samsung para construir seus aparelhos. Além disso, empresas como a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi começaram a desenvolver excelentes alternativas e, com a facilidade de já serem chinesas, conseguiram dominar completamente o mercado chinês. Até a Apple tem mais parte no mercado chinês que a própria Samsung (apenas a 12ª posição no ranking).
DJ Koh, o chefe de divisão de celulares da Samsung, pediu desculpas aos acionistas pela queda de participação de mercado na China e disse que a empresa está trabalhando em alternativas para recuperar o mercado chinês.
Além disso, o problema na China está se transferindo para o segundo maior mercado de smartphones do planeta: a Índia. A Xiaomi já ultrapassou a Samsung como maior fornecedora do país e, caso a Samsung não consiga se recuperar, pode perder esse mercado também.
E aí, o que achou da novidade? Acha que eventualmente veremos os chineses chegarem por aqui também? Ou acredita que a Samsung se manterá como líder no Brasil por muitos anos ainda?