A Samsung conseguiu criar uma novidade que deverá impactar os smartphones e tablets nos próximos anos: uma tela flexível inquebrável. A informação é da própria empresa sul-coreana.
De acordo com a empresa, o painel flexível criado foi certificado pelo Underwriters Laboratories e pode ser vendido para os consumidores a partir do ano que vem.
A ideia da empresa não é usar os painéis apenas em smartphones, mas outros dispositivos como automóveis, videogames, gadgets militares e muito mais.
Essa tela flexível é OLED e possui um substrato inquebrável em uma camada sobreposta de reforço, segundo a Samsung. Essa camada de plástico é fortificada especialmente para que os dispositivos que usem a tela fiquem inquebráveis, mas também porque esse produto se assemelha muito ao vidro em termos de leveza, dureza e transmissividade.
Para garantir a qualidade do material, a Samsung testou esses novos painéis exaustivamente, chegando a jogá-los 26 vezes seguidas de uma altura de 1 metro e meio e todos continuaram funcionando normalmente, sem arranhões.
Com isso, a Samsung pode ser a primeira empresa a apresentar um smartphone capaz de dobrar no meio com uma única tela, um sonho antigo da empresa (e também de outras marcas, como a Apple).
O mais próximo disso no mercado hoje em dia é o ZTE Axon M, que tem uma dobradiça e duas telas.
O objetivo da Samsung é usar o recurso no próximo Samsung Galaxy Note, que seria lançado em 2019. Talvez, no mais tardar, em 2020, mas segundo rumores da indústria, a ideia é já usar essas telas no ano que vem.
Porém, a Samsung não é uma empresa só de celulares e tablets. Ela também produz peças para outros aparelhos (o iPhone usa as telas OLED da Samsung) e outros tipos de dispositivos, como TVs, por exemplo.
A tela dobrável inquebrável pode ser usada em uma TV ajustável, em que o usuário pode dobrá-la como quiser.
Outra aplicação será um computador com tela dobrável, especialmente útil para desenhistas e designers.
Video-games, especialmente portáveis como o Nintendo 3DS ou o PS Vita, poderiam usar o recurso da mesma forma que celulares e tablets.
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo!