Basta um segundo, um reflexo lento demais e o mais grave acontece: um acidente de trânsito que pode ceifar vidas. É para evitar esse tipo de coisa que o aplicativo brasileiro Safety foi criado.
O projeto, que foi feito pela startup Safe Ride Brasil, é composto por 6 membros: três estudantes de engenharia, dois freelancers e uma médica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e usa o GPS e o acelerômetro de um celular para ajudar a detectar acidentes nas estradas brasileiras.
Quando o aplicativo detecta um acidente, ele é capaz de ligar autonomamente para o SAMU e chamar uma ambulância para o local do acidente. Além disso, ele também envia o histórico médico da vítima para a equipe de resgate, permitindo assim que o atendimento seja feito de forma mais eficaz.
Se o aplicativo Safety, da Safe Ride Brasil, usa o acelerômetro do celular e o GPS do mesmo, ele não poderia se confundir e, por exemplo, considerar o impacto de uma freiada forte com um acidente e chamar o SAMU de bobeira?
Segundo a equipe por trás do projeto, não.
Bruno Granzoto, cofundador da Safe Ride Brasil, esse tipo de coisa não acontece pois o impacto de um freio e de um acidente no acelerômetro do celular são diferentes:
"Não tem como o Safety confundir uma frenagem brusca ou uma queda do smartphone com um acidente real. A ordem da grandeza da desaceleração é bem diferente. Sem falar que, em uma colisão, a força da gravidade é sentida no eixo horizontal, enquanto em uma queda essa força é sentida na vertical", explicou o empreendedor.
Além de chamar o SAMU automaticamente caso você se acidente, o Safety também consegue ajudar a melhorar o trânsito no Brasil e fazer do país mais seguro de outras formas.
O aplicativo vai coletar anonimamente dados como velocidade média e aceleração de cada usuário em cada ponto da cidade, ajudando a criar um enorme e complexo mapa capaz de detectar as regiões com maior risco de acidentes e aquelas mais perigosas, permitindo que os gestores públicos (prefeitos e secretários de mobilidade ou transporte) possam trabalhar para melhorar a infraestrutura local e garantir uma maior segurança para as pessoas no trânsito.
Por enquanto o Safety está sendo testado em uma cidade do interior de São Paulo e, em breve, será disponibilizado para download gratuitamente para Android e iOS.