Você já assistiu a quarta temporada de Black Mirror? Nela, há um episódio que é inspirado em um robôzinho da Boston Dynamics, o SpotMini.
Esse robô é uma espécie de "cão robô", treinado para conseguir se locomover e ajudar em funções básicas do dia a dia.
No episódio da temporada, esses robôs acabaram se militarizando e saindo de controle, promovendo uma quase extinção da raça humana pela sua capacidade quase indestrutível.
Nessa semana, a Boston Dynamics divulgou um novo vídeo do desenvolvimento do seu robô e assustou todos que assistiram ao episódio de Black Mirror.
No vídeo, dois SpotMini atuam em conjunto para abrir uma porta. O grande lance do vídeo é mostra como dois robôs podem atuar juntos para realizar uma tarefa e passar por algum obstáculo à frente.
No vídeo em questão, uma unidade do SpotMini tenta passar por uma porta mas não consegue e então pede a ajuda de uma outra unidade. Juntas, uma abre a porta e a outra segura, para que a primeira possa atravessar pelo batente, mostrando que não há mais como fugir dessas criaturas, já que elas conseguem abrir portas agora.
Essa não é a única habilidade dos SpotMini. Eles também conseguem subir escadas, carregar até 14 quilos de carga por 90 minutos contínuos na mesma carga de bateria e muito mais.
Cada unidade é composta de tecnologia de ponta, com sistemas que conseguem captar imagens tridimensionais, câmeras estéreo e de profundidade, um sistema de medição de inercia e muitos outros sensores, como força e posição.
Além disso, cada robôzinho desses tem 17 articulações para poder realizar todo o tipo de ações em ambientes internos ou externos.
A maioria dos autômatos da Boston Dynamics é focado no mercado militar ou industrial, o que nos enche de medo, mas algumas das suas opções estão destinadas ao mercado consumidor, como é o caso dos SpotMini.
Esses robôzinhos deverão ajudar as pessoas em suas tarefas domésticas. Esses robôs, por exemplo, já podem ajudar pessoas com dificuldade de locomoção ou sensorial, como cegos por exemplo.
E aí, o que achou da novidade? Ficou com medo por causa de Black Mirror ou não vê a hora desses robôs se popularizarem? Deixe um comentário abaixo!