Você já ficou cansado do seu emprego e pensou em jogar tudo para o alto e desistir? Bom, não dá para fazer isso mas um robô-segurança nos EUA tentou.
O robozinho, que foi criado para ajudar no patrulhamento de um prédio comercial nos EUA, foi encontrado mergulhando em uma fonte no local.
O dispositivo foi parar lá de propósito, sem ninguém tendo jogá-lo na água, e por razões desconhecidas.
Considerando que ele possui uma pequena inteligência artificial em seu sistema, o que dá para imaginar é que mesmo uma IA não conseguiu lidar com a vida de trabalhar e pagar contas todos os meses e decidiu cometer o suicídio.
O robô em questão se chama K5 e foi desenvolvido para realizar atividades de patrulhar e segurança.
O robô navega pelo ambiente de forma totalmente autônoma e coleta informações do lugar ao seu redor através de sensores LiDAR, de leituras térmicas, câmeras de vídeo, microfone, GPS, sensores de proximidade e reconhecimento automático de placas de veículos.
Ou seja: é difícil supor que o robozinho não sabia que aquilo era uma fonte, que a água era ruim para os seus sistemas elétricos e que cair ali o levaria ao óbito.
Ainda assim ele pulou em direção à água e nunca saberemos o porquê desse ato desesperado.
O incidente aconteceu em um prédio comercial em Washington, capital dos EUA, e ainda não há um comunicado oficial por parte da Knightscope, empresa que produziu o robô.
Vale lembrar que o K5 é supostamente protegido contra vandalismos, incluindo ataques com água, mas aparentemente essa proteção não foi o suficiente contra um mergulho na fonte.
É claro que essa é uma situação engraçada, mas ela mostra como ainda temos de progredir no desenvolvimento das IAs para poder colocá-las no nosso mercado de trabalho.
Com toda a sua tecnologia, o K5 não foi capaz de evitar uma queda na fonte do prédio. De alguma forma, o robô achou que deveria caminhar por ali.
Apenas uma análise completa do seu registro de ações vai ser capaz de explicar o que motivou o robozinho a tomar essa ação.
E aí, o que você acha dessa novidade? Comente abaixo: