Por muito tempo conhecido como "Mario verde", o personagem Luigi, irmão do Mario nos jogos da Nintendo, finalmente começa a ganhar seus próprios projetos fora do mundo dos video-games - mesmo que não sejam projetos tão glamurosos assim.
Um time de pesquisados do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, desenvolveu um robô que vai ajudar muito no trabalho de pesquisas e estudos sobre o espalhamento de doenças e como a infra-estrutura sanitária pode afetar as pessoas. Esse robô, claro, se chama Luigi - afinal, os personagens da franquia Mario são encanadores.
O Robô Luigi vai entrar pelos canos do sistema de esgoto de várias cidades nos EUA para coletar e analisar diversos exemplos de materiais em busca de bactérias e outros compostos químicos.
O funcionamento de Luigi é simples: pelo seu formato cilindrico e compacto, ele é muito leve e pequeno, podendo ser içado ou descido facilmente através dos bueiros nas ruas para chegar até a água que leva os vários dejetos dos centros urbanos para os centros de tratamento.
Posicionado, Luigi pode ser operado pelos pesquisados através um aplicativo exclusivo desenvolvido para o iPhone e que permite operar vários sensores e coletores (ou até mesmo a câmera do robô) de maneira remota.
Carlo Ratti, líder do projeto e diretor dos laboratórios do MIT, o projeto com o robô Luigi é essencial para poder controlar a saúde dos habitantes das cidades nos EUA:
"Todos damos descargas em informações valiosas diariamente pela privada. O esgoto representa uma oportunidade singular onde dados de saúde de toda uma comunidade estão reunidos.
Agora, ao invés de levarmos litros de esgoto para um laboratório, podemos começar a análise e a filtragem no próprio local", disse.
Em termos técnicos, o Robô Luigi é uma grande inovação. O aparelho tem a medida exata de sucção de água para que o seu trabalho não afete as bactérias no local, podendo entregar dados mais precisos dessa forma. Além disso, o robô é todo modular, o que permite que suas peças, filtros e garrafas sejam trocados conforme surja a necessidade. Sendo fácil de ser montado e muito econômico, o robô Luigi oferece todas as características para que seu uso em larga escala seja implementado.