Vem dia e vai dia, uma nova notícia com uma IA realizando um trabalho humano melhor do que a gente é divulgada.
Dessa vez é a de Flippy, um robô chapeiro que conseguiu seu primeiro emprego em uma rede de lanchonetes nos EUA.
Flippy foi desenvolvido pela Miso Robotics e atua na cozinha de fast foods, para produzir hambúrgures perfeitos para seus clientes.
Ele possui sensores e câmeras 3D, termais e regulares para poder realizar seu trabalho. Com uma espátula em seu braço e guiado por suas câmeras, ele consegue perceber quando o hambúrguer está pronto ou ainda cru, além de conseguir virá-lo e fritá-lo dos dois lados.
Além disso, ele ainda consegue tirar a carne da chapa e colocá-la no pão para os funcionários humanos terminarem de montar o lanche.
Para finalizar, o Flippy ainda é capaz de limpar sozinho a sua espátula para manter as exigências de higiene no manuseio de carne em lanchonetes.
Agora, ele foi contratado para trabalhar na unidade de Pasadena, na Califórnia, da rede de lanchonetes CaliBurger, uma das maiores dos EUA.
Essa primeira atuação será para ajudar os funcionários da unidade durante os momentos de pico, onde eles servem centenas e centenas de lanches em poucas horas. Para se ter uma ideia, Flippy consegue produzir 300 hamburgeres em uma hora.
Se esse teste for bem sucedido e o Flippy se der bem com o trabalho, mais unidades do robô serão distribuídas pelos EUA.
A Caliburger tem o plano de instalar pelo menos mais 50 robôs para ajudar seus funcionários pelos EUA.
Cada unidade do Flippy custa cerca de 60 mil dólares, então veremos um investimento de pelo menos 3 milhões de dólares (ou quase 10 milhões de reais) nesse projeto.
Em um primeiro momento, a CaliBurguer não pretende demitir nenhum funcionário por causa do Flippy, a ideia é apenas agilizar a produção de lanches durante os horários de pico e melhor atender aos seus clientes durante os momentos mais movimentados das suas lanchonetes.
E aí, o que você acha da novidade? Interessante ou assustador? Você comeria um hamburguer feito por um robô? Deixe seu comentário abaixo!