Poucos atores no mundo conseguiram uma identificação tão forte com um papel como o americano Robert Downey Jr. ao interpretar Tony Stark, o Homem de Ferro dos filmes da Marvel Studios.
Downey Jr. encarnou tão bem o personagem que se tornou uma espécie de promotor dos filmes da Marvel na Internet, ajudando a convencer o público a ir assistir até aos longas que ele não participa.
Uma das características mais marcantes do personagem é o fato dele contar com uma inteligência artificial chamada Jarvis como assistente pessoal. Jarvis oferece informações importantes para Stark e até mesmo se tornou o herói Visão num dos filmes mais recentes da Marvel.
Essa "inteligência artificial assistente" inspirou uma das metas pessoais de Mark Zuckerbger, um dos grandes gênios do mercado tecnológico da atualidade.
O criador do Facebook declarou publicamente que tem o objetivo de criar um "Jarvis" para si mesmo, uma espécie de assistente feito de inteligência artificial para auxiliá-lo nas suas tarefas diárias.
Com o desenvolvimento do seu Jarvis em andamento, Zuckerberg foi até a sua página no Facebook para pedir por sugestões de nomes para dublarem a IA - ou seja, oferecerem a voz para ser o assistente pessoal do criador do Facebook:
E foi aí que as coisas ficaram interessantes. Muita gente sugeriu que Paul Bettany, que é a voz do Jarvis nos cinemas, fizesse a dublagem, mas Zuckerberg achou "óbvio" demais.
Então eis que surge Robert Downey Jr. para comentar no post de Mark Zuckerberg dizendo que toparia oferecer sua própria voz para a IA de Mark Zuckerberg sob uma condição:
Paul Bettany receberia o pagamento e doaria tudo para uma instituição de caridade escolhida por Benedict Cumberbatch, a estrela do próximo filme da Marvel, Doutor Estranho.
O stunt publicitário deu certo e milhares de pessoas já comentam sobre o assunto. Só no próprio post foram mais de 2 mil curtidas no comentário de Robert Downey Jr. e mais nove mil na resposta de Zuckerberg, topando o acordo.
Até mesmo Mark Ruffalo, o intérprete do Hulk nos cinemas, entrou na brincadeira, dizendo para todos terem cuidado por causa do Ultron, a inteligência artificial da Marvel que vira maligna e tenta destruir a humanidade.
E aí, você toparia ter uma inteligência artificial assistente com a voz do Homem de Ferro?