Há alguns meses, a Nintendo anunciou oficialmente o seu novo console, o Nintendo Switch. O aparelho vai de destacar no mercado por ser o primeiro video-game híbrido da história: ele será um console de mesa, para se jogar em casa com tranquilidade, mas também um portátil para levar para sair e jogar na rua.
E mesmo na rua, na forma de portátil, será possível modificá-lo para funcionar como um console de mesa para ser jogado por dois ou mais amigos.
Confuso? Um pouco. O funcionamento dele é todo modular, cada parte é um módulo que permite encaixe e que o video-game seja alterado como quiser. Assim, ele vira console de mesa, portátil e portátil para dois jogadores. Incrível? Sim, muito.
Porém, toda essa novidade terá um preço. Segundo relatos do site GamesBeat, o Nintendo Switch não conseguirá ter tanto poder gráfico e de processamento como o PlayStation 4 tem (atualmente o console mais poderoso no mercado).
De acordo com as fotes da publicação, a Nintendo usará um chip Tegra customizado no console e não utilizará a tecnologia Pascal apresentada em 2016.
Isso aconteceu porque a Nintendo não podia esperar para usar a tecnologia Pascal no seu console. Se demorasse muito, a empresa poderia ver uma concorrente lançar um console híbrido antes e também poderia amargar ainda mais prejuízos com o Wii U.
A desvantagem dessa decisão é que o Switch voltará a colocar a Nintendo um degrau abaixo das suas concorrentes em termos técnicos. Afinal, o console não conseguirá exatamente bater de frente com o PS4, especialmente com o PS4 Pro lançado esse ano, a versão mais potente e 4K do console da Sony.
Por outro lado, existe uma vantagem. Na verdade, duas.
A primeira é o preço. Usar um chip sem a tecnologia Pascal permite que a Nintendo possa vender o Switch por um preço baixo e ainda assim ter lucro - ao contrário do que aconteceu com o Wii U, que foi lançado dando prejuízo para a empresa.
Isso deverá aumentar as vendas do console e torná-lo mais atraente para os consumidores. Além disso, os hardware da linha Pascal apresentaram alguns casos de superaquecimento, o que provavelmente pioraria em um console com espaço diminuído como o Nintendo Switch.
Você tem o interesse em comprar um Nintendo Switch?