A terceira temporada de Black Mirror chegou à Netflix com muito barulho e se tornou um dos principais assuntos da atualidade. Um dos seus destaques foi o episódio Queda Livre, o primeiro episódio da temporada, onde nós conhecemos a "rede social de Black Mirror".
Basicamente, nessa rede social, as pessoas podem avaliar todas as interações que possuem com outro ser humano em uma nota de 1 a 5.
Essas avaliações ajudam a compor uma "nota" da pessoa e essa nota é utilizada para determinar quem paga mais ou menos num serviço ou mesmo o sucesso pessoal ou profissional dessa pessoa.
Uma pessoa com uma nota 4.6, por exemplo, pode obter descontos de condomínios porque as empresas que administram esses condomínios querem pessoas "boas" assim morando por lá.
No meio desse episódio, nós acompanhamos a história de Lacie, uma mulher obcecada com sua reputação e que acaba tomando decisões duvidosas por causa da perspectiva de aumento da sua nota.
Agora, a página oficial de Black Mirror no Facebook divulgou um aplicativo que funciona no mesmo esquema dessa rede social e permite que você avalie seus amigos e seja avaliado também.
O aplicativo RateMe funciona da seguinte forma: quando você entra no site (clique no link para acessá-lo), você pode colocar seu nome ou @ do Twitter ou Instagram e você receberá uma nota. Além disso, é possível também avaliar um amigo através da @ do Twitter ou Instagram ou do nome dele.
Aparentemente, o aplicativo parece estar oferecendo notas aleatórias e não é possível saber se alguém realmente te avaliou ou não e nem mesmo se as suas avaliações são “entregues” para as pesssoas que você avaliou.
Em todo o caso, é muito interessante ver como o sistema funcionaria na vida real - especialmente agora que o governo chinês quer fazer algo parecido no país.
E aí, o que você acha disso? Está pronto para entrar nessa brincadeira se divertindo avaliando os seus amigos ou tem medo do que poderia acontecer se as pessoas começassem a se avaliar assim? Será que o cenário demonstrado pela série aconteceria de verdade ou Black Mirror exagerou?