Os carros autônomos despontam como o grande futuro da mobilidade urbana e a melhor perspectiva que temos para reduzir acidentes e evitar mortes no futuro.
Porém, um novo estudo realizado por alunos da Universidade de Stanford mostrou que ainda temos um pouco de progresso para poder colocar os carros nas estradas e não causar acidentes.
Segundo esse estudo, transferir a direção do carro do sistema para um motorista pode complicar um pouco as coisas e causar acidentes.
O estudo foi feito da seguinte forma: os pesquisadores contrataram 22 motoristas profissionais para conduzir carros semi-automáticos em uma pista de corrida.
Os motoristas deram voltas completas com o veículo pela pista, dirigindo-o normalmente, e então passaram a direção para o sistema autônomo do carro, permitindo que o carro controlasse o percurso.
Até aí, sem problemas, tudo correu como o esperado e suavimente.
Porém, depois do carro dar algumas voltas, ele iria devolver a direção para o motorista.
Cada motorista foi avisado antes de pegar a direção do carro novamente. Porém, mesmo com o aviso e a preparação, o estudo mostrou que os motoristas experimentaram modificações nas condições de direção desde quando estiveram dirigindo e tiveramo problemas para retomar a direção do veículo.
O estudo mostrou que o tempo que os condutores levaram para controlar o carro de novo não foi o suficiente para causar um acidente sério, mas deu para atrapalhar o trajeto realizado.
Além disso, essa janela em que o carro não é controlado nem pelo sistema e nem pelo condutor pode causar muitos acidentes na vida real e nas estradas pelo mundo.
Isso significa que, para aumentar a segurança dos carros autônomos, mais estudos deverão ser realizados e mudanças deverão ser tomadas em vista de tornar essa mudança de controle mais suave e mais imediata.
Como os carros autônomos só devem começar a chegar no mercado DE VERDADE a partir de 2021, por enquanto temos tempo de sobra para resolver esse tipo de problema e realizar muitos outros testes. Claro que ainda teremos problemas com os carros autônomos e alguns acidentes depois do lançamento deles, mas no geral deveremos ver uma queda brusca de mortes na estrada. Você está empolgado para isso? Conte pra gente!