Na última semana, o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fez duas audiências com o Congresso e o Senado nos EUA para esclarecer dúvidas sobre a rede social e sua participação no escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica e o uso de dados do Facebook na campanha política do presidente americano Donald Trump e na votação do Brexit no Reino Unido.
Durante essas audiências, Zuckerberg falou que "sempre haverá uma versão gratuita do Facebook", o que levantou algumas questões com a indústria.
Se sempre haverá uma "versão gratuita", então quer dizer que há a chance de existir uma versão paga do Facebook? Pelos vistos, sim.
Por isso, o TechCrunch, um dos maiores sites de tecnologia do mundo, tentou fazer uma estimativa de quanto custaria a mensalidade do Facebook atualmente.
Para chegar no valor final, a equipe do site levantou todas as receitas com publicidade do Facebook nos EUA e no Canadá e dividiu pela quantidade de usuários da rede social nesses dois países.
O resultado: $7 dólares (aproximadamente R$ 25 em conversão direta) por mês.
Basicamente, para manter o mesmo lucro atual na América do Norte, o Facebook teria de cobrar $7 dólares por mês dos seus usuários.
Porém, contudo e todavia, esse valor ainda não é o final.
Existem muitos fatores a considerar quando um site como o Facebook cria uma versão gratuita e outra paga. Um desses fatores é o fato de que nem todo mundo toparia pagar um valor assim e poderia até mesmo cancelar a conta na rede social se houvesse essa diferenciação.
Outro fator é que, se há a chance de todos os usuários migrarem para a versão paga, então a maioria das empresas perderia o interesse em anunciar no Facebook.
Considerando cenários assim, um especialista em administração de empresas e economia sugeriu que o preço ideal para uma mensalidade do Facebook na América do Norte girasse em torno de $11 dólares até $14 dólares (algo como R$ 37 e R$ 47 em conversão direta).
Dessa forma, o Facebook conseguiria levantar dinheiro o suficiente para se manter e ter algum padrão de crescimento mesmo sem o interesse de empresas para anunciar na rede social.
Porém, vale lembrar que esses valores são puramente especulatórios. O Facebook não anunciou, no momento, nenhum plano para criar uma versão paga e nem nada do tipo (por isso, não precisa compartilhar nenhuma mensagem dizendo que quer o perfil gratuito ou algo do tipo na rede).
No momento, tudo ainda é especulação. Você toparia uma versão paga do Facebook?