Muitas empresas de tecnologia e automobilismo estão entrando com tudo na onda dos carros autônomos. A Tesla quer lançar um veículo capaz de andar por todo os EUA sozinho, a Uber trabalha em algo assim, assim como a Toytora, Ford e tantas outras empresas renomadas.
Algumas dessas marcas já até possuem protótipos sendo testados pelas ruas dos EUA e outros países. Porém, qual delas está na frente?
Quem está liderando a corrida pelo mercado de carros autônomos? Segundo uma pesquisa do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, nos EUA, a Waymo é a vencedora da disputa até o momento.
Essa empresa é, na verdade, uma "cria" do Google. A empresa nasceu dentro do departamento de pesquisa do Google, mas hoje atua de forma independente dentro da Alphabet, conglomerado de empresas que é "dona" da Google.
Segundo relatórios do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, os carros da Waymo percorreram cerca de 567.366 quilômetros dentro do estado no ano passado.
Em segundo lugar veio o veículo da General Motors, que percorreu cerca de 211.910 quilômetros, menos da metade.
Esse é o terceiro ano seguido que o carro da Waymo lidera na quilometragem rodada. Em 2016, o número foi ainda maior: mais de 1,023 milhão de quilômetros rodados apenas na Califórnia.
O estudo também mostra quantas vezes cada carro teve a necessidade de passar para o controle manual (ou seja, ser conduzido por um humano) por causa de algum problema.
É tradicional nesses testes que um engenheiro fique sentado no banco do motorista, pronto para assumir o volante caso algo dê errado.
Segundo o relatório, os carros da Waymo precisaram de intervenção humana apenas 63 vezes em 2017. Isso significa que os veículos conseguiram rodar, em média, cerca de 9.005 quilômetros sem problemas.
Para se ter uma noção, a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro, pela BR-116, é de 434,4 quilômetros. Um carro autônomo da Waymo poderia fazer esse percurso mais de 20 vezes antes de precisar de ajuda humana, segundo as estatísticas liberadas nessa semana, claro.
Esse estudo sugere que a Waymo provavelmente será a primeira a soltar um carro autônomo comercial para o público, mesmo com a disputa da Tesla (que diz ter a IA mais complexa já desenvolvida para o mercado comercial).
Recentemente a Waymo encomendou milhares de minivans para o lançamento de um serviço de táxi autônomo nos EUA, para ajudar a aprimorar seus serviços.
E aí, o que você acha dessa novidade? Ansioso pela popularização dos carros autônomos? Deixe um comentário abaixo!