Você já comprou alguma coisa no Mercado Livre ou outro site parecido, que envia suas encomendas via Correios, e ficou conferindo o código de rastreamento compulsivamente?
Infelizmente, atualmente os Correios só atualizam o rastreamento de uma encomenda sempre que ela chega a algum prédio novo da empresa.
Ou seja: quando ela é postada, chega ao centro de distribuição local, vai para o centro de distribuição do destino, para a agência mais próxima do destino e depois quando sai para entrega na rua.
Para quem é ansioso, é uma tortura. Checamos o status da encomenda várias vezes por dia e não temos muitas atualizações.
Porém, agora a estatal está com planos de mudar a situação.
Segundo o Correio Braziliense, os Correios vão investir R$ 20 milhões em um novo sistema, que atualizará os status das encomendas em tempo real.
Parte desse dinheiro será usada na compra de smartphones para cerca de 58.679 carteiros, que carregarão os aparelhos durante todo o horário de trabalho.
Com os chips de localização via GPS dos aparelhos, os Correios pretendem informar os usuários em tempo real onde estarão suas encomendas.
Além disso, os Correios estão investindo em novas maneiras de realizar entregas de encomendas.
Uma delas será um serviço que promete facilitar a vida de quem nunca pára em casa. Esse serviço permitirá que o comprador selecione uma opção de "Retirar na Agência" ao realizar uma compra.
Nesse caso, a encomenda irá direto para uma agência próxima, que ficará aberta durante o período da noite e aos fins de semana, para que os clientes possam ir retirar suas encomendas lá nesses períodos.
Outra novidade deverá ser o sistema de lockers dos Correios, já usado no mundo todo pela Amazon.
O método significa o seguinte: o Correio terá armários espalhados pelas cidades, que só poderão ser abertos pelo destinatário de uma compra. Então você faz a sua compra online, escolhe um locker e retira o item quando for mais conveniente.
Essas novidades deverão demorar um pouco para chegar. Deverão ser cerca de 450 unidades disponíveis para o Clique e Retire no primeiro momento e cerca de 100 armários na cidade de São Paulo, a partir do segundo semestre de 2018.
E aí, o que achou da novidade? Comente abaixo!