Pokémon Go é, sem a menor dúvida, o grande lançamento cultural e tecnológico de 2016.
O game da Niantic em parceria com a Nintendo atingiu milhões de jogadores e virou uma febre mundial sem precedentes.
Porém, o game é gratuito. Se você tem um smartphone compatível com o jogo, provavelmente já tentou baixá-lo e viu que não paga nada para isso.
É possível baixar Pokémon Go, deletar, baixar de novo e deletar quantas vezes você quiser porque o game é gratuito.
Mas como uma empresa consegue sobreviver com um jogo gratuito? Simples: ganhando 600 milhões de dólares em menos de quatro meses.
Segundo o site App Annie, especializado em divulgar os montantes de dinheiro que são movimentados por aplicativos ao redor do mundo, Pokémon Go já lucrou cerca de $600 milhões de dólares desde que foi lançado em julho desse ano.
Isso faz do game da Niantic o aplicativo que chegou nessa marca em menos tempo. Nem mesmo o super popular Candy Crush Saga, da King/Activision, conseguiu conquistar esse montante de dinheiro em tão pouco tempo - na verdade, levou cerca de 2,5 vezes mais tempo para Candy Crush coletar essa dinheirama toda do que Pokémon Go.
Outro fato importante é que no terceiro trimestre de 2016 (entre julho e setembro), cerca de 45% do tempo gasto em aplicativos de jogos no Android foi direcionado a Pokémon Go. Ou seja: desde o lançamento do game, quase metade do tempo que todos os usuários de Android gastaram com games em seus aplicativos foi gasto em Pokémon Go.
Mas se o game é gratuito, como a Niantic consegue ganhar dinheiro? Mais importante, como o jogo consegue ganhar mais dinheiro do que qualquer outro aplicativo existente e qualquer outro jogo?
Simples: microtransações.
Microtransações é um termo que descreve o sistema de “compra” dentro de um game utilizando dinheiro da vida real. Basicamente, o usuário não paga nada para jogar o game, mas paga para comprar itens ou outras vantagens dentro do jogo.
Em Pokémon Go, existe uma loja que vende diversos itens úteis para o jogador, como Pokébolas, Lures, Incensos, Mochilas e afins.
O jogador precisa pagar por esses itens com dinheiro de verdade (embora existam maneiras de conquistá-los sem gastar nada) e é daí que surgem esses 600 milhões de lucro do jogo.
Impressionante, não é mesmo?