Pokémon GO recuperou, nos últimos meses, a relevância e popularidade do seu lançamento, quando era uma febre incrível.
Atualmente, o game tem registrado altos níveis de jogadores e receitas, muito por causa da implementação de recursos desejados desde o seu lançamento, como a possibilidade de trocar pokémons com amigos, sistema de missões para incentivar o progresso dos personagens, reformulação dos ginásios e presença dos lendários em reides.
Com isso, o número de jogadores aumentou e, consequentemente, o de trapaceiros também.
Muita gente monta alguns esquemas desonestos para vencer em Pokémon GO e obter benefícios que são injustos em relação a outros jogadores.
Como esse problema voltou a ser uma realidade, a Niantic, desenvolvedora do game, lançou uma nova política para enfrentar os "violadores" com uma "série de ações disciplinares que aumentam gradualmente de severidade" e que "oferecem oportunidades para uma mudança de comportamento".
Essa política é chamada de "Política dos 3 strikes". Basicamente, os trapaceiros recebem três punições, que aumentam gradativamente de peso, como avisos para mudar o comportamento. O último aviso, porém, é permanente e expulsa a pessoa do ambiente do game.
O primeiro strike é um aviso. O Strike 1 é enviado quando a Niantic detecta alguma trapaça que pode mudar a experiência de jogo no game. O jogador recebe um aviso em texto, fica sem poder encontrar pokémons raros por uma semana e não recebe passes de reide pelo mesmo período.
Já o Strike 2 vem após uma segunda violação da mesma conta. Nesse caso, o jogador perde acesso ao game por 30 dias.
Se o comportamento persistir e uma terceira violação surgir, o jogador tem sua expulsão permanente decretada.
Além disso, alguns tipos de comportamentos trapaceiros, que a empresa não detalhou, são tão graves que podem levar ao banimento sumário pulando diretamente para o Strike 3.
Caso o trapaceiro se sinta injustiçado ou um erro tenha sido cometido, é possível apelar contra a punição recebida através de um formulário que está disponível no site de Pokémon GO.
O ideal, porém, é se manter longe de comportamentos trapaceiros. Afinal, a graça de Pokémon GO é sair, explorar a cidade, capturar pokémons e se divertir. Trapacear acaba com a diversão - a sua e a dos outros.
E aí, o que você achou da novidade? Concorda com a política de 3 strikes? Deixe sua opinião em um comentário abaixo!