Desde que começaram os testes com os carros autônomos de várias empresas, em especial os da Tesla, muito se fala sobre a segurança desse tipo de projeto. Afinal, um carro controlado por piloto automático não cometeria os mesmos erros que nós cometemos e evitaria muitos acidentes, além se desviar de acidentes causados por outros.
Na verdade, a quantidade de vidas que podem ser salvas em potencial através de um sistema desses é o principal argumento em favor dos carros autônomos. E, agora, surgiu o primeiro exemplo prático desse tipo de situação.
A tesla lançou atualmente seu novo sistema semiautônomo, na sua versão 8.0, e o sistema já mostrou frutos ao prever um acidente na estrada e frear para evitar fazer parte dele.
No vídeo divulgado no Twitter por Hans Noordsij (veja o vídeo abaixo), podemos assistir o carro andando pelas estradas da Holanda quando, de repente, o sistema de colisão do veículo da Tesla apita anunciando o risco eminente de uma colisão na frente. O sistema de piloto automático previu que os carros da frente iriam colidir - o que realmente acontece - e agiu para evitar que esse acidente atingisse seu próprio carro.
Como deu para ver no vídeo, o sistema da Tesla fez um ótimo trabalho pois conseguiu prever o acidente por causa de um carro que nem mesmo aparecia no vídeo até o momento da colisão. O sistema conseguiu identificar todos os veículos na pista e a velocidade atual de todos eles.
Como a SUV que estava na frente na rodovia freiou de repente, o sistema sentiu essa freiada brusca e calculou que o veículo vermelho que vinha atrás não conseguiria frear também ou não conseguiria desviar a tempo e alertou o motorista do seu próprio carro do acidente iminente.
O sistema mostrou que é realmente [util para evitar acidentes e salvar vidas na estrada. Se os dois carros acidentados tivessem o mesmo sistema instalado, dá para supor que eles não teriam se colidido na estrada e o problema todo teria sido evitado.
Vale lembrar que, apesar do enorme susto, ninguém ficou gravemente ferido por causa desse acidente e ninguém morreu. Menos mal, não é mesmo?
O que você achou do sistema de piloto automático da Tesla? Teria coragem de pegar a estrada sendo conduzido por ele?