Você já leu ou assistir a Harry Potter? Na saga do bruxinho inglês, uma das características do mundo bruxo são suas fotos que se mexem.
Parecidas com os gifs que temos na Internet, as fotos dos jornais como o Profeta Diário, por exemplo, se mexem automaticamente.
Agora, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, em parceria com pesquisadores do Facebook desenvolveram um sistema capaz de fazer algo parecido - e não estamos falando dos gifs, claro.
Esse sistema criado permite gerar animações através de imagens estáticas.
Ou seja: o sistema pega sua selfie e pode animá-la, fazendo com que você sorria ou fique bravo, por exemplo.
A técnica é simples na teoria, mas muito complexa na realização. Basicamente, o sistema pega milhões de imagens e vídeos de movimentos com expressões faciais para aprender o que é "sorrir", o que é "ficar bravo" e por aí vai.
Com esse material, o sistema consegue entender quais músculos se movem e como eles se movem em cada expressão facial realizada.
Para fazer isso, o recurso adiciona várias marcações no rosto de uma pessoa antes dela realizar uma expressão facial e então aprende como essas marcações se movem quando a expressão é feita.
Com isso, o sistema então pega as mesmas marcações e aplica na sua selfie, movendo-a da mesma forma que a da marcação original.
Claro que é simples na teoria, mas existem milhões de desafios na prática. Primeiro, o sistema precisa reconhecer automaticamente o rosto da pessoa na foto para aplicar o recurso. Além disso, precisa entender a inclinação da pessoa e como isso afeta o movimento facial.
Para completar, ainda precisa surgir com soluções para "tapar o buraco" na foto, quando alguma parte se mover. Por exemplo, imagina que você está com a boca fechada numa selfie e então o sistema fará você sorrir. Vai abrir um espaço na sua boca que será preenchido com um sorriso.
Para fazer isso, o sistema usará complexos cálculos e algoritmos para entender como todas essas variáveis afetam cada imagem.
A aplicação prática desse recurso já existe também. Com o sistema implementado, nossas fotos no Facebook ficariam com esse "filtro" e poderiam se mexer normalmente ou com certos estímulos.
Se você curtir uma foto de um amigo, por exemplo, poderá ver ele reagir à sua interação sorrindo ou reagindo de outras formas.
E aí, o que achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!