Não é péssimo quando você se arruma, sai de casa e vai até um restaurante e encontra uma fila enorme, fazendo com que você tenha de esperar 1 ou duas horas para conseguir uma mesa? Isso é horrível! Agora, uma nova ferramenta do Google vai permitir que você saiba com antecedência se um lugar está lotado ou não.
A empresa de tecnologia anunciou que vai lançar uma nova ferramenta que permitirá que qualquer usuário saiba se um estabelecimento - loja, shopping ou restaurante, por exemplo - está ou não lotado nesse momento.
Vale lembrar que o Google já exibia algo parecido. O sistema de busca já mostrava anteriormente qual era o horário de pico de vários estabelecimentos em cada dia da semana diferente. Assim, dá para saber quando um restaurante, lanchonete, barzinho ou loja mesmo está mais vazio e quando está mais cheio e com mais chances de pegar fila.
Porém, esse serviço funcionava como estimativa. Se tratava de uma espécie de previsão.
O serviço atual do Google vai mostrar, em tempo real, se um estabelecimento está ou não cheio, se tem ou não filas para entrar e ser atendido.
Bom, como será que funciona esse novo recurso do Google? Que tipo de mágica eles fazem para saber se um lugar está cheio ou não? Isso é confiável?
Sim, é bem confiável. É importante lembrar que se trata de um processo automático, então não há como “burlar” esse limite. Muitas empresas poderiam marcar que estão “vazias” no Google para atrair consumidores, mas não é assim que funciona.
O novo recurso do Google funciona assim: ele usa a localização do GPS do seu celular e a sua conexão com a Internet, seja por dados com o 3G ou 4G, ou por Wi-Fi, para guardar a sua localização nos seus servidores.
Então o algoritmo cruza a sua localização com a de estabelecimentos registrados no Google para determinar se você está em algum lugar conhecido. Sabendo a capacidade de atendimento do estabelecimento, o Google consegue juntar todos os celulares que estão ali para saber se o lugar está lotado ou não.
Você já entrou em algum restaurante ou estabelecimento conhecido e foi entrar no Facebook e reparou que a rede social sugeriu que você fizesse um post dizendo que está naquele lugar? Funciona da mesma forma: os dados do seu GPS são utilizados para saber onde você está e, por consequência, se o lugar está ou não lotado.
Incrível, não é mesmo? Agora já dá para saber se você vai pegar fila ou não em um restaurante e escolher o seu programa com base nisso.